Marketing e Negócio

Youtube para e-commerce: Quais as melhores estratégias?

Os novos consumidores já são nativos digitais. Cresceram mais com imagens do que com texto ou outros recursos informativos. Por este motivo, ter um canal de Youtube pode tornar-se numa das ferramentas de marketing mais eficazes para promover a sua loja online, apresentando os produtos ou serviços que vende.

Se tiver uma estratégia adequada, esta ferramenta pode converter-se numa montra com milhões de visitas e que está disponível 24/7.

O Youtube apresenta níveis de tráfego à escala mundial, pelo que, para qualquer loja online, é uma excelente oportunidade de chamar à atenção dos internautas para que adquiram os produtos que desejam na sua loja online. Cada vídeo que criar é uma peça de conteúdo de marketing que o ajudará a vender durante um período prolongado.

Como plataforma publicitária, o Youtube disponibiliza diversas possibilidades após o upload que ajudam a escoar o tráfego para a sua loja online, como tal, não há que enganar, sendo o Youtube da Google, que os resultados de busca dos seus vídeos serão assim, superiores.

Desde as suas origens que esta plataforma se apresentou como um espaço disponível para permitir que as pessoas criassem os seus próprios conteúdos e, em seguida, as marcas.

Não obstante, há que ter em conta que nem todos os negócios obtêm os mesmos resultados com o seu canal de Youtube. Para alcançar bons resultados, é imprescindível estudar o perfil de utilizador do Youtube e conhecer perfeitamente as necessidades do público alvo. Como no desenvolvimento de qualquer estratégia,  deverá sempre perguntar-se previamente acerca do que pretende fazer, não dispensando uma planificação detalhada dos passos seguintes.

O primeiro passo é ter claros os objetivos que pretende atingir com uma campanha audiovisual. O segundo é saber que é necessário dedicar tempo ao Youtube para poder criar conteúdo original, chamativo e atualizado de forma regular (diária, semanal, ou mensalmente).

O valor da criatividade no Youtube

Um canal de Youtube é mais poderoso quando contém conteúdo próprio, útil e atrativo. Para aumentar a interação entre o seu vídeo e o seu público, são necessários conteúdos de qualidade para cativar a audiência e, assim, conseguir alcançar a tão desejada viralidade e engagement. Este último fator, mostra que a interação com os seus seguidores é sem dúvida imprescindível.

O objetivo dos conteúdos desenvolvidos pode ser muito diverso. É possível criar vídeos para, por exemplo, descrever as características únicas dos seus produtos e serviços, dar conselhos práticos e úteis aos seus seguidores, resolver problemas, realizar entrevistas a profissionais ou emitir palestras e conferências.

Por exemplo, os vídeo-tutoriais são recomendáveis para promover os seus produtos e serviços. Os vídeos com testemunhos dos seus clientes também são uma boa opção, já que uma opinião positiva pode ser muito influente para atrair novos consumidores e, por sua vez, os vídeos de análise de produto (reviews) são também excelentes para mostrar os seus produtos de uma forma mais detalhada.

Não só poderá utilizar o Youtube como canal de difusão de conteúdos mas também como um canal para inserir anúncios. É também possível monitorizar os resultados da sua estratégia graças ao Analytics do Youtube.

Assim, no Youtube, poderá interagir e conversar com outro utilizadores, fazer comentários em vídeos de terceiros ou responder a um vídeo com outro vídeo. Tudo isto servirá para ganhar impacto e alcance.

O apoio de Youtubers influentes

O fenómeno dos Youtubers constituiu-se como uma nova fórmula para vender. Faz-se através dos chamados influenciadores, ídolos para as audiências que contam nos seus canais com centenas de milhares (por vezes até milhões) de subscritores a quem recomendam produtos e ofertas, muitas vezes antes do produto/serviço em questão estar disponível no mercado.

Os Youtubers aprenderam como converter a sua vasta audiência num negócio. Vale a pena analisar o papel que desempenham como prescritores e a ligação que estabelecem com os utilizadores.

O vídeo converteu-se num recurso online fundamental para conseguir um posicionamento de SEO ideal e crescer:

  • Maior probabilidade de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
  • Maior probabilidade de realizar venda direta de produtos.
  • Maior gerador de tráfego para a sua loja online.
  • Maior facilidade para partilha de conteúdo.
  • Maior capacidade para gerar engagement.

A nível global, os vídeos representavam 84% do tráfego na internet no final de 2017. Com estes números e uma estratégia bem definida, o Youtube irá consolidar-se como uma magnífica fonte de tráfego e receita para a sua loja online.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce