Marketing e Negócio

Como utilizar as imagens de produto para aumentar a taxa de conversão

As lojas online caracterizam-se em boa parte pela sua ubiquidade, alcance, interatividade e personalização. Nada disto seria possível sem um aspeto profissional que transmita a segurança necessária aos visitantes do site. Todos os detalhes contam num site, por isso, deve estar atento a cada um, assim como às tendências tecnológicas emergentes.

Alguma vez procurou um artigo numa loja online cuja imagem não lhe inspirou confiança e foi procurá-lo noutro site? Estas imagens garantem segurança e confiança ao utilizador, pelo que, é vital dar-lhes a importância necessária.

A componente visual é, na maioria das lojas online, uma parte crítica que afeta diretamente o êxito ou fracasso do processo de compra e, por consequência, a taxa de conversão da sua loja online.

Em busca de profissionalismo nas imagens de produtos

Uma boa carta de apresentação marcará a diferença. Faça com que o seu público confie em si desde o início como se de uma montra se tratasse. Tal como  na vida real, uma montra é desenhada para chamar à atenção e apresentar da melhor forma possível os produtos à venda.

É importante mencionar que o comprador online parte em desvantagem, já que não tem a possibilidade de experimentar com antecedência a(s) peça(s) que adquire e, além disso, pagará o produto de antemão. Uma imagem pode ser quanto baste para abandonar um processo de compra: as imagens, os textos e os dados dos seus produtos serão determinantes no momento de venda. 

Aspetos a ter em conta

A interatividade

Como em muitos outros aspetos do e-commerce, à medida que a comodidade do comprador  na sua página web aumenta, também as vendas lhe seguirão o rasto. Para isso, no que confere às imagens de produtos, o ideal é mostrar o produto com o maior nível de detalhe possível.

Hoje em dia, existem técnicas que aumentam a interatividade nas imagens. Acrescente a possibilidade de fazer zoom às imagens de produtos ao passar o cursor por cima das mesmas, ou permita a possibilidade de visualizar o artigo em 360º de modo a garantir que o cliente tem uma experiência o mais próxima possível à que teria numa loja física, podendo observar cada ângulo do produto. Aposte inclusivamente na realidade virtual e/ou aumentada.

Também deverá pensar no contexto. Se utiliza estas imagens como anúncio, pense nos seus potenciais clientes. Quando realiza uma sessão fotográfica, tenha em conta que tanto o modelo como o contexto podem influenciar o comprador, identificando-se ou não este com o produto. Sempre que possa, apresente o produto no seu contexto habitual de utilização.

O tamanho das imagens de produtos

Proporcionar a máxima qualidade de uma foto sem que esta ocupe muito espaço é o momento em que entra em jogo o processo de edição. Ao publicar numa loja online, o ideal é pré-definir as imagens para 72 pixeis por polegada. Caso contrário, quanto mais pesadas forem as imagens, mais tempo irá demorar a carregar a página seguinte, fazendo esgotar a paciência de muitos dos utilizadores, o que não ajudará ao seu negócio.

Tenha igualmente em conta que as cores também são importantes. Se vende um artigo disponível em várias cores, que cor apresentará por defeito? Que cor destacará nas suas imagens de recurso? No primeiro caso, trata-se simplesmente de escolher como cor por defeito aquela que lhe deu até ao momento melhores taxas de conversão. No segundo caso, deverá adequar a cor apresentada à personalidade da sua marca, tentando escapar ao máximo a protótipos e standards.

Empatize com os seus clientes

Esta é, sem dúvida alguma, a parte mais importante, sobretudo se o seu caso é de uma loja online monomarca ou se vende apenas um único tipo de produto (informática, jardinagem, moda feminina, desportos, etc…). Inclua no seu site imagens que apelem à empatia do cliente. Tenha em conta fatores como a idade, sexo, nível cultural e económico do seu potencial target.

Por isso, cuide da imagem da sua loja online e transmita confiança e segurança aos seus clientes, dedicando tempo às imagens de produtos, deste modo, irá ver as suas vendas aumentarem.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce