Gestão e Logística

Transmita confiança aos seus clientes com uma política de privacidade eficaz

Não importa se tem um website com um excelente design ou com ótimos produtos se não transmite confiança. O seu êxito será nulo. A segurança na internet é uma das principais premissas a ter em conta na hora de abrir uma loja online, já que clientes e utilizadores depositam a sua informação pessoal na mesma. Uma forma simples para estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes é ter uma política de privacidade em prática no seu site.

Por lei, todas as lojas online devem ter visível a sua política de proteção de dados, para que qualquer utilizador tenha possibilidade de consultá-la antes de realizar qualquer compra online. Esta política consiste em estabelecer os limites para a utilização de dados pessoais dos seus utilizadores.

“A elaboração de uma política de privacidade adequada à sua loja online, além de cumprir com a lei em vigor transmite confiança aos utilizadores do site”, explica o advogado especializado em direito digital e privacidade de dados, Jacob Peregrina.

“Esta política de proteção de dados irá proporcionar aos utilizadores informação alusiva ao tratamento realizado aos seus dados, e recolher o consentimento expresso do utilizador acerca do tratamento dos mesmos.”, acrescenta o advogado.

É importante recordar que com o novo regulamento geral de proteção de dados a informação apresentada aos utilizadores é imperativamente mais vasta, pelo que, “será necessário rever as políticas existentes ou caso em contrário, elaborá-las de acordo com os requisitos”.

Em busca de uma política de privacidade efetiva

Tal como mencionado anteriormente, a chave do êxito das lojas online reside na segurança e confiança que se transmite aos visitantes. Uma política de privacidade incompleta ou errada pode levar a sanções económicas. Para não cair em erro, elabore uma política completa e que gere confiança.

Recolha informação

É indispensável estar atento ao tipo de informação que se recolhe, para que ao recolhê-la e utilizá-la, possa fazê-lo de acordo com a política em vigor. Certifique-se que indica o tipo de anúncios apresentado no seu site e se utilizam algum tipo de recolha de informação. Através da web, poderá encontrar inúmeros sites geradores de políticas de privacidade que providenciarão a que mais se adequa às suas necessidades de acordo com a informação que lhes é facultada.

Identificar os tipos de dados recolhidos

Os utilizadores, cuja informação se aloja no seu site, têm o direito de saber onde se armazenaram os seus dados e de que forma serão utilizados e partilhados com terceiros. Estes dados são direções, dados financeiros, nomes, e-mails,..

Torne visíveis os seus textos legais

Geralmente, a ligação à política de privacidade é escondida no final da página e é acessível a partir de qualquer ecrã apresentado no site.

Para Jacob Peregrina, as normas básicas para elaborar uma política de privacidade são “estudar que dados e com que finalidade se vão recolher; que não sejam excessivos; informar os utilizadores acerca do tratamento que se vai realizar aos mesmos e obter o seu consentimento expresso”.

Mantenha a sua política atualizada

As mudanças e tendências no mundo do e-commerce estão na ordem do dia. Como consequência, deverá assegurar-se de que a sua política de privacidade se ajusta a todas essas alterações, sendo que este, deve ser revista, pelo menos, uma vez por ano.

Aplicar de forma correta e eficaz a políticas de privacidade é extremamente importante e de grande utilidade, pois garante segurança aos seus clientes. Recorde-se que se o seu site recolhe qualquer tipo de informação pessoal, a política de privacidade é obrigatória. Dedique-lhe tempo!

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce