Gestão e Logística

Torne a sua loja online mais sustentável através da logística

Vivemos num mundo globalizado, em que as mercadorias não conhecem fronteiras e o e-commerce é a prova maior disso mesmo. Na atualidade, milhões de produtos são transportados desde o outro lado do globo com custos que não se aplicam apenas ao utilizador. Mas, e para o planeta?

À medida que os envios vão aumentando, o impacto dos mesmos no meio-ambiente acentua-se, aumentando o consumo energético e, portanto, as emissões de dióxido de carbono.

Por outro lado, com a ameaça das alterações climáticas, a sociedade está mais consciente sobre a necessidade de atuar de forma mais sustentável, ecológica e responsável, pelo que, cada vez são mais os consumidores que procuram produtos “eco”, tenham ou não um preço superior.

Graças a isto, são já várias as empresas que apostam na tecnologia como fator diferenciador para atrair os seus clientes, desenvolvendo produtos e modelos de negócio baseados na sustentabilidade.

No caso das lojas online, a forma mais simples de começar a diminuir o seu impacto ambiental acrescentando valor aos clientes é através da logística. Uma loja online de sucesso, faz centenas ou milhares de envios por dia e cada encomenda transportada significa emissões que contribuem para o buraco na camada de ozono.

Felizmente, as empresas de logística não são alheias a este problema e, muitas delas, contam já vários anos de empenho na inversão dos problemas climáticos através da redução das emissões poluentes. Além de um compromisso com o planeta, trata-se também de uma questão de eficiência: poupa-se combustível, recursos,…

É este o caso da DHL Parcel e do seu programa GoGreen, cujo objetivo é conseguir uma atividade com zero emissões poluentes em 2050. Para isso, além de desenvolver diversas iniciativas internas e manter uma constante expansão da sua frota de veículos elétricos, oferece também serviços e produtos às lojas online através dos quais podem diminuir o impacto dos seus envios.

Esta iniciativa inclui relatórios anuais, externos e independentes, sobre a pegada ambiental criada nesse mesmo período de tempo. Desta forma, cada loja online poderá saber qual o efeito dos seus envios e aproveitar o GoGreen para melhorar o seu impacto ambiental.

Assim, o programa inclui a otimização sustentável das rotas de envio de modo a estabelecer a que menor pegada ambiental cria, adaptando-se a mesma às necessidades do cliente.

Para ilustrá-lo, nada melhor do que utilizar um envio direto realizado numa só viagem. Suponha que transportando essa encomenda é transportada para um outro lugar, prévio à sua entrega, e junta a outras encomendas com o mesmo destino. Este pedido demorará apenas mais um dia a ser entregue, contudo, mitiga de forma drástica o impacto ambiental gerado. Isto é o que se obtém com resultado do estudo e otimização sustentável das rotas.

Da mesma forma, a DHL Parcel proporciona também através do GoGreen dicas para melhorar mecânicas próprias de economia circular na logística das lojas online. Isto significa que a implementação de reciclagem e aproveitamento dos recursos empregues no desenvolvimento do negócio é utilizada para eliminar os residuos e o desperdício.

Por outro lado, em caso de inexistência da pegada ambiental através da supressão de emissões, há sempre a possibilidade de colaborar em projetos de sustentabilidade ambiental em cada envio.

As lojas online que solicitam os serviços GoGreen, podem disponibilizar vantagens como uma modalidade de envio que acrescente valor ao negócio e, desta forma, atrair vendas, fidelizar os clientes e, o mais importante: proteger o planeta!

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce