Marketing e Negócio

Saiba a resposta destas 3 questões antes de criar a sua loja online

Cada vez mais comprar na internet é considerado algo comum e, como tal, o número de lojas online cresce a cada dia que passa de forma inegável.

Se tem uma boa ideia para criar um negócio online e está ansioso por arregaçar as mangas e meter mãos à obra, há pelo menos três questões às quais deve saber a resposta antes de começar a dar forma às suas ideias.

Com as próximas três questões e respetivas respostas, ficará mais bem preparado para os desafios que irá enfrentar na árdua mas recompensadora tarefa de desenhar e criar um negócio online de raíz.

Como estão as suas skills?

Tem habilidade técnica suficiente para erguer o seu próprio site? Alguém hábil o suficiente pode ajudá-lo? Se as respostas foram positivas, então tem meio caminho andado para desenvolver por si mesmo o seu negócio online. Em caso das respostas terem sido negativas não se preocupe, o seu mal tem cura.

Se estiver disposto a investir algum capital, pode deixar o desenvolvimento do seu negócio nas mãos de profissionais do setor que irão construir o seu site por si, contudo, se acredita nas suas capacidades e está disposto a investir, acima de tudo, tempo e paciência, poderá aprender por si mesmo com cursos específicos ou até mesmo tutoriais provenientes do Youtube.

Há diversas plataformas que pode utilizar para o efeito, sendo – muito provavelmente – o melhor exemplo, o WordPress. Esta plataforma com uma enorme quantidade de utilizadores em Portugal, motivo pelo qual, não terá grandes dificuldades em encontrar ajuda quando mais precisar, além de praticar preços bastante “simpáticos” tendo em conta todas as possibilidades que confere ao seu negócio e versatilidade apresentada.

Que método(s) de pagamanto deverá adotar?

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, na realidade, a instalação de um método de pagamento é relativamente simples, contudo, deverá ter em mente que pode optar por várias opções, podendo as mesmas coexistir no seu site, o que será uma boa forma de aumentar a sua taxa de conversão.

A maioria das lojas online opta pelo PayPal como primeira escolha. Esta opção não só é tomada pelos seus elevados níveis de confiança e segurança com pela feature de fazer recall ao pagamento.

Tendo em conta que o PayPal retém uma elevada percentagem do pagamento como forma de cobrança pelo serviço, o cartão de crédito apresenta-se como uma importante forma de pagamento, sendo o método eleito de boa parte dos internautas para realizar as suas compras online.

Sabe calcular os custos de envio?

Aliada a esta questão surgem automaticamente diversas outras que se prendem particularmente com a logística. Para onde envia as suas encomendas, como as envia, que transportadora elege, como notificará os clientes de custos extra para enviar para casa as suas compras, enfim, todo um dilema por resolver.

Todas as variantes acima mencionadas – entre outras tantas – estão diretamente dependentes do modelo de negócio implementado e do número de encomendas enviadas por dia. De forma adicional a estes dois fatores, o tempo de envio é também uma variável extremamente importante (quanto menor o tempo de expedição mais elevado o preço).

Ainda que todas estas opções encareçam um pouco os seus preços, acabam por constituir uma mais-valia que irá funcionar como valor acrescentado ao seu negócio.

Lembre-se que satisfazer um cliente em e-commerce passa necessariamente por fatores como a rapidez de resposta e envio de encomendas, o que contribui de forma indubitável para a fidelização do cliente.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce