RECURSOS

Sabe qual é o papel dos métodos de análise no ROI da sua loja online?

Em primeiro lugar, damos-lhe a conhecer a análise web, uma ferramenta cada vez mais utilizada por gestores de lojas online para analisar os resultados dos seus sites. Antes de mais, deverá ter em mente que não deve criar uma loja online e simplesmente esperar que o seu número de visitas e clientes cresça sem fazer nada em troca.

Como analisar a web para chegar a mais pessoas?

Se deseja que o seu site se encontre nas principais posições de motores de busca como o Google, terá de melhorar o seu posicionamento de SEO, apostar em AdWords, SEM ou até mesmo realizar uma boa estratégia de marketing em social media. É aqui que entra o jogo analítico. Que características da sua loja online deve promover? Através da análise web, poderá entender o que sucedeu na mesma e descobrir quais são os seus pontos fortes.

Graças a estes métodos, poderá analisar o mercado, o conteúdo do seu site, identificar utilizadores pelo seu comportamento, e claro, melhorar o ROI. Portanto, esta análise irá ajudá-lo a entender tudo aquilo o que o rodeia. Depois de ter extraído os dados, deve interpretá-los, refletir e agir relativamente a isso. Em seguida, lembre-se do que deseja alcançar com a sua loja online e atue com base no seu plano inicial.

Retire maior partido do ROI

O segundo conceito chave é o ROI. Para que serve? É uma ferramenta que o ajudará descobrir o desempenho obtido através de um investimento, tal como a análise WEB o irá ajudar a retirar conclusões acerca do trabalho realizado na sua loja online através de dados como o alcance das publicações, o impacto nas redes sociais ou o resultado de campanhas publicitárias.

Entre outras coisas, através do ROI, poderá também descobrir quais são os canais através dos quais obtêm o melhor feedback e, posteriormente, aprimorá-los. No que diz respeito ao processo de compra de um produto, graças ao ROI poderá analisar o comportamento do utilizador através da web e in­vestigar quando um potencial comprador desistiu de adquirir o produto. Com base em todos estes dados, é possível criar uma nova estratégia para melhorar os pontos fortes da sua loja online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce