Tecnologia e Inovação

Sabe qual é a importância da barra de pesquisa?

Apesar de ser um elemento comum e habitual em todos os sites de e-commerce, muitos não conhecem a sua importância para o bom funcionamento de cada loja online. A barra de pesquisa numa loja online é um dos elementos fundamentais da mesma e espelha, de forma clara e indubitável, os interesses e intenções de compra dos utilizadores.

Como o mobile ocupa um espaço de cada vez maior destaque no e-commerce, a sua barra de pesquisa deve estar otimizada para o efeito. Muito facilmente, um potencial desiste de completar o processo de compra se o site não estiver preparado para o ecrã do seu smartphone.

De modo a potenciar a utilização em mobile e aumentar as suas vendas recorrendo à barra de pesquisa poderá reduzir ao mínimo a sua lista de sugestões, optando por apresentar apenas os mais recentes, aqueles que oferecem descontos ou em consonância com as preferências do utilizador.

Conhecer os gostos e preferências dos seus potenciais clientes e clientes é estar mais à frente no que toca ao aumento das taxas de conversão e, por conseguinte, de vendas. Monitorizar os dados de pesquisa dos utilizadores do seu site, é, por isso, fundamental para o sucesso do seu negócio.

Para satisfazer as necessidades de quem frequenta a sua loja online e não perder visitantes, deverá assegurar-se que a sua barra de pesquisa está preparada para lidar com erros ortográficos e datilográficos. Prepare-a para este tipo de falhas e permita ao utilizador encontrar aquilo que procura mesmo que o mesmo esteja a introduzir os dados incorretamente ou sem terminar de escrever a(s) palavra(s) por completo.

As barras de pesquisa não servem apenas para encontrar produtos. Podem também servir como um meio para sugerir aquisições. De acordo com o que o cliente escreve, apresente novos produtos ou descontos. Isto fará com que a sua capacidade de cross-selling aumente, aumentando também as suas vendas.

Porque não só de palavras se faz a pesquisa, alie imagens aos resultados de pesquisa. Não só tornará a experiência de utilização mais intuitiva e gráfica, como facilitará o início do processo até à compra do produto.

Utilize a barra de ferramentas como um elemento de “time saving” ao seu site e permita aos seus clientes encontrarem exatamente o que procuram da forma mais eficaz possível. Isto fará com que a sua taxa de conversão seja superior e as suas vendas também.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce