Marketing e Negócio

ROI: a ferramenta para calcular a rentabilidade das suas campanhas

O retorno do investimento (Return On Investment), mais conhecido no mundo do marketing pelo acrónimo ROI, é uma das ferramentas mais eficazes na hora de medir e avaliar a rentabilidade das campanhas levadas a cabo. Hoje em dia, a internet tornou este instrumento mais importante do que já foi no passado, quando era especificamente utilizado para a publicidade online, uma vez que atualmente oferece diversas possibilidades e ferramentas. A primeira coisa a ter em conta é saber calcular o ROI para diversificar os seus investimentos na promoção das suas campanhas.

Como calcular o ROI:

O que mede exatamente o ROI são os gastos desencadeados por uma campanha publicitária face às receitas geradas pela mesma. Deste modo, o cálculo matemático do ROI seria: ROI = [( receita – investimento) / investimento] * 100. Feitos os cálculos, o resultado dirá se a campanha foi rentável ou não. Caso obtenha um resultado positivo, terá sido rentável, caso contrário, terá perdido dinheiro.

É uma das ferramentas mais eficazes na hora de comprovar a rentabilidade de algo, sendo suportado por números, pelo que é mais fácil ser mais objetivo para com o investimento realizado. Com a finalidade de otimizar da melhor maneira as suas campanhas, é necessário gerar no mínimo um ROI de cinco ou de 15%.

O ideal será realizar uma análise frequente do ROI para identificar os pontos fracos das suas estratégias ou para avaliar os seus visitantes e melhorar a taxa de conversão. Fazer investimentos sem garantia ou mediante intuição não é aconselhável, sendo mais eficaz calcular o ROI.

Google Adwords ou Facebook Ads? Qual escolher?

Ao calcular o ROI, é possível saber em quê e quanto foi gasto por cada euro investido. Tanto o Google como o Facebook disponibilizam canais para divulgar publicidade online: o Google Adwords e o Facebook Ads. A escolha entre ambos resume-se a uma comparação, feita durante algum tempo na sua loja online, optando posteriormente por aquele que gerar o maior ROI.

Por vezes, não é necessário escolher entre ambos, dado que podem funcionar de forma complementar, dado que se focam em objetivos diferentes: o Google Adwords é mais focado em atrair consumidores para gerar procura, enquanto o Facebook Ads foca-se na procura já existente. Tudo dependerá do seu negócio online.

Sirva-se do ROI para decidir como investirá o seu orçamento. Avalie os seus movimentos e não deixe que nada o surpreenda com esta ferramenta que o ajudará a cumprir os seus objetivos.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce