Marketing e Negócio

Retire o máximo proveito do Google Analytics para a sua loja online

Com a finalidade de melhorar o seu negócio, a análise de dados da web serve para retirar conclusões acerca do que se passa na sua loja online. O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais completa do momento, mostrando-lhe como os seus clientes se comportam na sua loja online.

Muitos já conhecem este conceito, mas nem todos retiram máximo proveito do mesmo. Por isso, é necessário estudar, compreender e analisar os resultados que a Google disponibiliza através desta sua poderosa ferramenta, melhorando, a partir daí, o seu processo de toma de decisões em relação à sua loja online.

Como utilizar o Google Analytics

Faça as suas perguntas previamente e utilize esta ferramenta da Google depois para dar resposta às suas questões de forma direta. Em primeiro lugar, deverá elaborar um relatório que apresente os seus dados atuais, onde seja possível observar a taxa de conversão, os objetivos e o valor de cada visualização. Por conseguinte, é necessário analisar os dados do relatório proveniente desta ferramenta.

Conheça e analise o seu público

O Google Analytics levará até si todos os dados necessários para saber o que quiser acerca de quem visita o seu site: dados demográficos, idade, género… Desta forma, poderá segmentar o seu público com o objetivo de personalizar ao máximo as suas ofertas, fazendo os seus clientes sentirem-se únicos.

Os dispositivos tecnológicos utilizados nas suas visitas também é um fator importante para saber quais os dispositivos mais comuns para aceder ao seu site. Assim, poderá orientar o foco do seu site para os dispositivos onde o tráfego é significante. Graças às diversas categorias proporcionadas pelo relatório de audiências do Analytics, é possível comparar os seus dados com a média do seu setor. Em poucos minutos, poderá saber se está a percorrer um bom caminho nas redes sociais ou se o seu tráfego direto aumenta ou diminui.

Tipos de gráficos

Os relatórios proporcionados por esta ferramenta de analise web apresentam gráficos de várias espécies e que refletem os seus resultados da melhor forma possível. Como poderá observar, com o Google Analytics terá representações gráficas apropriadas para cada ocasião.

Relatórios de valor

Os relatórios do Google Analytics são uma ferramenta útil na hora de procurar alcançar melhores resultados, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Assim, o ideal será selecionar os dados a apresentar, respondendo ás perguntas previamente colocadas antes de começar a analisar os dados e obter conclusões. Os dados básicos a ter em conta resumem-se a como gera tráfego, o que faz o visitante no site e qual o seu impacto no negócio.

O objetivo principal do Google Analytics é fazer crescer o seu negócio. Centre-se em aproveitar ao máximo exportando os dados gerados de modo a analisá-los mais aprofundadamente.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce