Marketing e Negócio

Razões para ter uma estratégia de e-mail marketing

Todos gostamos de receber e-mails com conteúdo que nos interesse, correto? Para tal, nada melhor do que uma estratégia de e-mail marketing. Trata-se de uma ferramenta de marketing cuja finalidade é, precisamente, atrair clientes para a sua loja online, por isso, estamos perante um poderoso canal de comunicação, desde que possua uma boa base de dados de acordo com as suas necessidades.

Existem diferentes canais de comunicação via web, através dos quais poderá manter uma relação com os seus clientes, mas, no que ao e-mail marketing diz respeito, é um dos mais económicos e que mais público consegue alcançar: atualmente há mais de mil milhões de utilizadores ativos no Gmail.

Conheça as razões pelas quais é recomendável ter uma estratégia de e-mail marketing para a sua loja online.

Porquê ter uma estratégia de e-mail marketing?

Relação preço-alcance

Conforme mencionado, uma estratégia de e-mail marketing é muito económica. Esta ferramenta terá um elevado grau de alcance quando aliada a uma base de dados de qualidade. Assim que um utilizador passe a pertencer à base de dados, formatada por contactos e clientes, será parte integrante do seu negócio.

Além disso, é muito importante segmentar o público de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. Será um erro enviar o mesmo e-mail para todos os contactos da base de dados, deste modo, a experiência proporcionada não será tão personalizada.

Voltando à relação preço-alcance, existem ferramentas para gerir listas de e-mail e realizar envios em série de forma gratuita como o Mailchimp, o MailRelay ou o MDiretor. No caso do Mailchimp, poderá enviar 12.000 e-mails para 2.000 contactos. É sem dúvida uma grande estratégia de atração.

Para gerar vendas

Uma vez realizado o envio de e-mails, deverá converter o máximo número possível de utilizadores interessados em possíveis clientes. A eficácia e criatividade dos seus e-mails, a confiança que gera através dos mesmos e a personalização para cada público-alvo serão decisivas em momentos de decisão de compra.

Conhecer melhor os seus clientes

Cada vez que um cliente efetua uma compra, dará a conhecer quais são os seus gostos, interesses e hábitos. Desta maneira, poderá personalizar de forma mais concreta, futuros e-mails com base nas compras efetuadas anteriormente. Porquê recomendar um produto que complemente o que foi adquirido pelo seu cliente? Esta técnica chama-se Cross Selling, ou venda cruzada.

Finalmente, para conhecer melhor os seus clientes, poderá utilizar ferramentas como o SurveyMonkey para realizar inquéritos de satisfação. Assim, poderá otimizar a sua estratégia de marketing de forma mais precisa.

Estabeleça uma relação direta e próxima com os seus clientes ou possíveis clientes através do e-mail marketing. Aproveite todos os benefícios desta ferramenta e torne o seu negócio mais produtivo.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce