Marketing e Negócio

Quer construir o seu negócio digital? Conheça os vários tipos de e-commerce

Atualmente, as lojas online, estão nas bocas do mundo. Cada vez são mais os utilizadores que fazem as suas compras através da internet e, por isso, as lojas online têm cada vez mais peso económico, albergando tipos de produto mais diversificados e trabalhando com mais suportes distintos, dando assim lugar a diferentes tipos de e-commerce.

Tipos de e-commerce

É necessário ter em conta o destinatário final ao falar acerca dos diferentes tipos de e-commerce, tal como o modelo de negócio, os intermediários e objetivos de cada venda.

O Mercado B2B

O e-commerce business to business (B2B) é um tipo de e-commerce onde os participantes em jogo são todos empresas. Nestas transações comerciais, intervêm exclusivamente empresas e nunca consumidores finais.

Assim, este tipo de e-commerce conta com três modalidades diferentes: um vendedor que procura compradores, um comprador que procura vendedores e, por último, um intermediário que procura que se gere um acordo entre compradores e vendedores.

O Mercado B2C

Este tipo de e-commerce (business to consumer) centra-se na venda entre uma empresa e um consumidor final. O mercado B2C é mais extenso hoje em dia, dado que o grande crescimento das vendas online se repercute com base no aumento de compradores online. Se disponibiliza um produto e possui um público fiel, este é o seu tipo de e-commerce. Os seus clientes poderão comprar com comodidade os produtos que desejam, pelo que é muito importante adaptar a sua loja online a todas as plataformas e dispositivos (responsive). Lembre-se que quanto mais cómodos os seus consumidores se sentirem mais vendas irá gerar.

O mercado C2C

No que ao consumer to consumer (C2C) diz respeito, a sua importância tem crescido nos últimos anos. Seguramente, conhece plataformas onde se realizam transações, geralmente de baixo custo, entre dois particulares. Neste tipo de e-commerce não existem empresas intermediárias. Conhecido tradicionalmente como venda de garagem, o consumidor final adquire ao consumidor primário e o produto que já não necessita.

As vantagens deste tipo de negócio na internet residem no grande alcance que se pode ter e no baixo custo dos produtos reutilizados.

O mercado B2E

Por último, não é possível deixar de referir o mecado business to employee (B2E). Este consiste em melhorar o desempenho laboral dos colaboradores proporcionando-lhes promoções especiais através da própria loja online. O objetivo principal deste tipo de negócio é desenvolver a competitividade entre colaboradores. Trata-se de um tipo de e-commerce interno que motiva e fideliza os trabalhadores.

Estes são alguns dos tipos de e-commerce mais comuns do mercado. Qual deles e ajusta melhor ao que tem em mente? Lembre-se de analisar bem o seu nicho de mercado, a sua audiência e o seu destinatário final.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce