Marketing e Negócio Tecnologia e Inovação

Qual a diferença entre domínio, subdomínio e extensão de um website?

Se o mundo do comércio online é novo para si, certamente já leu ou ouviu falar das designações domínio, subdomínio e extensão. Provavelmente, por associação, já consegue compreender que se relacionam de alguma forma com endereços de websites. Mas se quando a questão deriva da distinção concreta entre os três, fica confuso, e não é capaz de estruturar uma resposta, este é o artigo certo para si! É verdade, vamos falar sobre estas três denominações e a que se refere cada uma delas.

Mas antes de mais, porque se utilizam sequer domínios? A resposta é simples: os domínios são um meio memorável para aceder a um website. Caso os nomes de domínio não existissem, toda a pesquisa na internet teria de ser feita através de uma sequência aleatória de números que representa o IP de cada website. Por exemplo, para aceder ao website “ovalordaentrega.com”, no lugar de escrever o endereço referido atrás, seria necessário digitar “31.220.23.1.” – fenómeno que atualmente dificultaria bastante as nossas vidas.

No que toca à distição entre os termos “domínio”, “subdomínio” e “extenção”, a questão não é complexa. Vamos recorrer mais uma vez ao site “ovalordaentrega.com” para exemplificar:

Domínio

Apesar de muitas vezes as pessoas se referirem ao domínio como todo o endereço, a nível técnico, este refere-se apenas à palavra/palavras antes do ponto da extensão (que vamos abordar mais à frente). Neste caso, o domínio é “ovalordaentrega”. Uma pessoa com conhecimento da língua portuguesa reconhece que este domínio consiste numa frase aglutinada, no entanto, para os sistemas de informação este não é mais do que um conjunto de caracteres válido e uma vez atribuído pode ser usado num amplo conjunto de situações.

Com atribuído, referimo-nos à exclusividade de um domínio uma vez comprado. Ou seja, se o domínio que pretende utilizar para a sua loja online estiver disponível, o melhor será adquiri-lo antes que alguém o faça por si. O custo dependerá das palavras em questão, do período de tempo durante o qual o utilizará, da plataforma que escolher para a compra e da extensão selecionada, entre outros fatores.

Tal como você não pode comprar domínios que outros tenham comprado antes, também o seu domínio (neste caso, quando nos referimos a domínio queremos dizer domínio+extensão) se encontrará indisponível para terceiros e assim sendo, exclusivo à utilização que lhe conferir. Isto, enquanto mantiver a subscrição/renovação.

Subdomínio

Para o caso do subdomínio, vamos ter de improvisar um exemplo, uma vez que “ovalordaentrega.com” não apresenta um subdomínio. Poderíamos dizer que este gozaria dessa característica caso o endereço fosse “eu.ovalordaentrega.com”. Dito isto, localiza-se o subdomínio enquanto a palavra que surge antes do ponto que separa o domínio do subdomínio.

Neste caso, sendo estas palavras independentes, uma vez prioritário de determinado domínio, facilmente consegue gerar um subdomínio à escolha, sem qualquer custo adicional.

Extensão

A extensão designa a palavra que surge após o ponto do domínio. Para o exemplo em efeito, a extensão é “.com”. No entanto, existem inúmeras extensões diferentes que podem ser utilizadas.

Muitas vezes, as extensões fazem referência a um país, por exemplo “.pt”:Portugal; “.br”:Brasil; “.de”: Alemanha. Apesar de em outros casos, poderem ser utilizadas extensões mais genéricas que englobam um tema/conotação diferente: “.edu”: educação; “.com”:internacional.

Consoante a extensão que selecionar, o seu domínio terá um preço específico.

As extensões diferenciam-se face aos domínios e subdomínios porque já existe um leque de palavras/siglas predefinido e não é possível criar novos.

Em alguns casos, aquilo que as empresas fazem, é comprar o mesmo domínio com diferentes extensões, de forma a evitar que a concorrência se apodere do mesmo e se gerem mal entendidos aos olhos do consumidor.

 

Agora que já conhece as grandes diferenças entre os domínios, subdomínios e extensões, certamente conseguirá adquirir um (ou mais) para o seu website e tomar o máximo partido do mesmo.

 

 

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce