Marketing e Negócio

Quais são as características de uma loja online dirigida ao mercado B2C

No que respeita ao e-commerce, tradicionalmente, as primeiras lojas online que surgiram foram aquelas onde uma empresa vendia a compradores particulares. O mercado B2C (Business to consumer), refere-se a um modelo de negócio direto. Isto é, o empresário vende o seu produto ou serviço diretamente, sem intermediários.

Este tipo de mercado é um dos mais habituais na internet, dado que os utilizadores, atualmente, procuram comodidade e rapidez na hora de comprar. Além disso, comprar online é geralmente mais económico, devido à elevada competitividade do mercado. Continue a ler, e conheça as características de uma loja online orientada para o mercado B2C.

Tipos de e-commerce B2C

Intermediários online: Como o próprio nome indica, estas são aquelas empresas que atuam como intermediárias entre compradores e vendedores, com a finalidade de receber uma determinada percentagem por valor de transação.

Vendedores diretos: Este é o tipo de e-commerce B2C mais vasto. São as típicas lojas online onde os consumidores procuram o produto desejado e, posteriormente, o compram. Nestes tipos de e-commerce, é possível encontrar todo o tipo de empresas, desde a maior à mais pequena.

Baseados em publicidade: Este modelo de negócio B2C centra-se em gerar o maior tráfego possível para o site, utilizando conteúdo gratuito de elevada qualidade, implantando publicidade online na página. O objetivo principal desta técnica é chegar a um público mais amplo, mais definido e claramente identificado. É um tipo de publicidade mais focado nos gostos e tendências dos compradores, analisando os seus comportamentos na web.

Como é possível observar, existem múltiplas opções dentro do mercado B2C. Como tal, é necessário escolher a que melhor lhe convém uma vez estudado e analisado o seu mercado.

Características de um negócio B2C

Um negócio online B2C, tem de ter bem claro que a principal característica neste tipo de mercado é a atuação sem intermediários. Para negócios que acabam de começar, é fundamental reduzir custos, por isso, no que ao B2C diz respeito, a redução de preços e a redução de custos a nível de estrutura é considerável, visto não serem necessários pontos de venda físicos e que o acesso à internet é mundial.

Os principais responsáveis pelo êxito do comércio B2C são os métodos de pagamento. O êxito das transações online depende da confiança e das possibilidades dadas ao cliente: a utilização de serviços disponibilizados por outras empresas como o Paypal, os cartões de crédito ou as transferências bancárias…

Sem dúvida alguma que, todos os utilizadores que queiram encontrar o produto que desejam, irão aceder a lojas online com orientação B2C, visto quererem realizar as suas compras da forma mais rápida e segura possível.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce