Marketing e Negócio

Porque deve criar a sua landing page e o que necessita para fazê-lo?

Uma landing page é uma página de design chamativo criada para atrair os clientes e conseguir uma fácil conversão em vendas. Para um e-commerce, este recurso web supõe uma oportunidade para impulsionar o negócio e, no início, é muito útil para alcançar as primeiras vendas online.

Trata-se de uma página com características especiais, à qual redirecionamos os visitantes que queremos atrair para que realizem as suas compras online no nosso sítio e assim alcançar uma alta taxa de conversão.

Quais são estas características especiais? Por exemplo, não tem menu de navegação, mas apenas botões de compra, o que implica que o utilizador ou compra ou abandona a página.

Ao fazer clique no link, o consumidor, em vez de entrar na página da sua loja online com toda a sua oferta, “aterra” na landing page onde, unicamente, são apresentados artigos que queremos divulgar, sem que ocorram distrações com outros produtos.

Uma das principais chaves para o êxito das conversões numa landing page é o desgin. Este deve estar totalmente pensado para atrair a atenção do cliente e fomentar a confiança na nossa loja online. Além da conversão em vendas para o seu negócio, uma landing page pode, também, servir-nos para atrair subscritores ou novo utilizadores para a sua página web.

Qualquer tipo de site, quer seja uma loja online, um blog ou um site coporativo, encontra benefícios em usar, em simultâneo, uma landing page. As vantagens vão desde vendas, subscritores, leads, seguidores e recomendações.

Na hora de decidir que produtos são os que mais interessa posicionar na landing page, devemos fazer um inventário e analizar os artigos mais vendidos e os que nos deixam mais margem de benefício. Na sua landing page deve oferecer estes produtos, para potenciar a sua compra.

 

Landing page como grande método de persuasão

Estas páginas utilizam diferentes métodos de persuasão para incentivar a conversão até níveis que, de outro modo, seria muito difícil alcançar.

Desenvolver landing pages na nossa loja online pode ajudar a aumentar notavelmente as receitas, ao multiplicar o racio de conversão de venda (oferecendo ao consumidor só a possibilidade de comprar ou deixar a página) mas, a primeira questão que surge é: “como utilizo uma landing page para conseguir melhores resultados?”.

 

Uma landing page permite mais opções de personalização e otimiza-se melhor que as páginas de produto, com produtos pelos quais o utilizador se sente muito mais atraído a realizar uma compra, fazendo assim com que as suas vendas aumentem consideravelmente.

 

Um dos elementos mais importante é o “call to action”, junto de uma imagem, descrição, características e benefícios do produto – pode ser feito através de testemunhos de outros utilizadores. No “call to action” devemos contar com um formulário de contacto ou aplicação web para que o cliente interessado em comprar um produto o preencha.

 

Que técnicas utilizar?

Para tirar o máximo partido de uma landing page, há que ter em conta os seguinte elementos a nível técnico:

  • Uma geração de conteúdos persuasiva que permita chegar ao comprador e convencê-lo a realizar a sua compra.
  • A otimização da taxa de conversão (CRO, Conversion Rate Optimization) com um conjunto de estratégias que serão utilizadas para aumentar a quantidade de conversões numa página, entre elas, analíticas, testes A/B, etc.
  • O web design é imprescindível para aumentar as conversões. A informação deve ser o mais visual possível
  • Opções de publicidade diferentes do posicionamento em motores de busca, onde as landing pages encontram dificuldades, sobretudo no Google. O mais recomendável é usar plataformas de publicidade como Facebook Ads ou Google Adwords.

Além disso, existe a opção de utilizar landing pages pré-fabricadas que, muitas vezes, incluem já todo o design e o CRO.

Ainda que para a sua loja online o principal sejam as vendas, também pode estar interessado em conseguir outro tipo de conversões, pelo que não deve limitar-se a contar com páginas de produto e categorias, porque perderá a oportunidade de gerar muitas mais conversões.

Se conseguir otimizar o rácio de conversão de forma incremental, cada vez mais terá melhores resultados sem necessidade de ampliar a inversão em campanhas de captação e atingirá mais sucesso no seu negócio online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce