Gestão e Logística

Pontos-chave na logística da sua loja online

A logística de uma loja online, ajuda-o a ser mais produtivo e a obter maiores benefícios. É, sem margem para dúvidas, um elemento essencial na competitividade do e-commerce. Este setor, tem cada vez mais procura e a cada dia que passa, são mais aqueles que apostam no canal de venda online. Por isso mesmo, devemos estar mais que preparados para proporcionar um serviço seguro e produtivo, assim como oferecer a melhor experiência de utilizador.

O transporte, tal como o processo de devoluções e outros aspetos, devem ser muito cuidados e contar com aconselhamento logístico. O meio de interação entre a empresa e o cliente final, reside neste setor, motivo pelo qual lhe recomendamos que leia este artigo, de forma a atender aos aspetos mais importantes.

A logística gira em torno do seu produto

O seu produto determinará a forma de envio necessária. É essencial reconhecer que o custo para enviar produtos volumosos será mais elevado do que realizar o envio de um produto que não precisa de cuidados especiais no transporte. É aqui que surge a grande dúvida de eliminar ou não o gasto de envio para os clientes. Uma boa politica de gastos de envio, passa por oferecer aos seus compradores produtos com preços competitivos e gastos de envio reduzidos, tanto quanto possível. Reduzir a sua gestão nesta estratégia permitirá aumentar as suas vendas.

Outro aspeto chave na logística, é a transparência. É vital que o comércio online ofereça a maior transparência possível no momento de mencionar os gastos de envio, taxas eventuais e seguimento do pedido. Seria ideal que o nosso consumidor conseguisse optar pelos nossos serviços, no lugar de passar horas e horas a procurar outras opções.

Hoje em dia, as grandes lojas online competem a alto nível no que respeita aos prazos de entrega. Por isso mesmo, é necessário, que os nossos clientes tenham a possibilidade de conhecer o estado do seu pedido em qualquer momento e, para além do mais, estabelecer um período de tempo claramente definido, dependendo do produto.

As políticas de devolução

Cerca de 60% dos compradores revêm as políticas de devolução antes de realizar uma compra através da internet. Desta forma, torna-se necessário criar uma forte logística inversa (ou política de devolução) para gerir os produtos que regressam à sua empresa.

Com uma boa coordenação de todos estes parâmetros, conseguiremos que o nosso e-commerce seja mais rentável. Tome o seu tempo para definir a sua estratégia de venda e satisfazer o cliente: a logística da sua empresa é o que permite que tudo funcione corretamente.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce