Tecnologia e Inovação

Passos para melhorar a User Experience

Para poder converter as visitas ao seu site em vendas é fundamental proporcionar uma boa experiência de compra aos seus utilizadores. Tal como numa loja física, a sua loja online deve ser um lugar agradável, de modo a que o cliente queira lá passar o seu tempo, assim irá aumentar, com muito maior probabilidade, a sua taxa de conversão. Neste artigo, levamos até si algumas dicas para melhorar a user experience (UX) do seu site e aumentar as suas vendas.

Desenhe um site atrativo

Para a grande maioria dos clientes de e-commerce, realizar as suas compras através da internet é uma atividade de ócio. Um bom design, bonito, atrativo e clean será convidativo para que o cliente navegue pelas suas páginas mais tempo, podendo assim conhecer mais a fundo o seu catálogo de produtos. Um maio tempo de permanência no site aumenta as possibilidades de conversão e melhora os resultados a nível de SEO, sendo este um os fatores que os motores de busca têm em conta para classificar um site. No Google Analytics, é possível encontrar toda a informação relativa ao tempo de permanência, entre outros dados, que o ajudarão a avaliar a eficácia do seu site.

Proporcione uma utilização simples

Uma boa usabilidade mede-se pela facilidade e clareza com que o seu site brinda o utilizador. Quanto mais simples for a navegação e o acesso aos produtos que venda, maiores serão as suas taxas de conversão, do mesmo modo que um design incompleto ou uma má interface produzirá uma elevada taxa de rejeição que prejudicará o posicionamento do eu site nos motores de busca.

Integre na sua homepage uma barra de pesquisa que permita pesquisar por categorias, com opções personalizadas para explorar o catálogo de modo a simplificar todo o processo. É imprescindível acrescentar botões para call to action que facilitem a compra ao utilizador. O botão de compra deve estar sempre bem visível de modo a evitar uma taxa de abandono elevada.

Crie uma ficha de produto que transmita confiança

Assegure-se que as suas descrições de produto se desdobram facilmente cada vez que estes surgem nos resultados da barra de pesquisa. Uma descrição de produto bem detalhada e com fotografias de qualidade é um fator chave para que o cliente opte por adquirir o seu produto. Deverá apresentar sempre de forma clara o preço do produto e incluir o IVA. Quanto mais informação apresentar aos seus clientes, maior confiança estes terão no seu negócio. A grande maioria dos clientes online gostam de analisar comentários e reviews dos produtos, por isso, assegure-se que lhes desbloqueia esta hipótese.

Personalize a experiência de compra dos seus clientes

A personalização é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar as taxas de conversão e fidelização. Pode utilizar o historial de compra e as suas preferências para fazer recomendações personalizadas ou utilizar para o efeito ferramentas de geolocalização personalizando a comunicação feita aos utilizadores da sua loja online. Nos cookies ficam armazenados dados sobre a visita de cada utilizador, informação esta que lhe poderá também ser útil: que páginas viram e quanto tempo lá estiveram, por exemplo. A maioria das plataformas de e-commerce disponibiliza ferramentas de gestão de cookies que permitem recolher e analisar estas informações.

Definitivamente, um design agradável, uma usabilidade intuitiva, a capacidade de gerar confiança e apostar nas personalização são os principais fatores chave para conseguir um número superior de visitas e vendas na sua loja onine.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce