Tecnologia e Inovação

Pagar através do telemóvel. Conheça as vantagens e as desvantagens

Nos últimos anos, a percentagem de portugueses com smartphones aumentou e já abrange 50% da população nacional. Com isto também aumentou o ato de pagar por telemóvel mediante a tecnologia NFC, que procura sempre a maior comodidade para o utilizador na hora de realizar uma operação. A aparição de novas aplicações para tornar realmente cómodas estas transações levou os comércios a aumentar o seu leque de opções na hora de cobrar aos seus clientes.

Hoje em dia, as lojas adaptam-se às novas formas de pagamento com o sistema “Near Filed Comunication” (tecnologia NFC). Os pagamentos móveis funcionam através desta tecnologia permitindo realizar pagamentos com uma velocidade quase instantânea e sem fios. Resumidamente, permite transmitir informação entre dispositivos separados por pouco milímetros. Leia atentamente e conheça todas as vantagens e desvantagens dos pagamentos por telemóvel.

Vantagens e desvantagens da tecnologia NFC

As vantagens do pagamento por telemóvel

A rapidez e a simplicidade são as características principais dos pagamentos por telemóvel. Ao contrário do pagamento com cartão, quando paga com o seu smartphone não tem de introduzi-lo em nenhuma ranhura: basta, simplesmente, aproximá-lo do dispositivo de cobrança para efetuar a sua compra. Para que isto ocorra, será necessário instalar previamente uma qualquer aplicação para este tipo de pagamento.

Apesar dos mais tradicionais não consigam entender, este método de pagamento é um dos mais seguros. Porquê? Toda a informação do pagamento efetuado é encriptada num chip dentro do smartphone. A este sistema dá-se o nome de host card emulation, que guarda a réplica encriptada do cartão de crédito e, posteriormente, envia um identificador válido para um único pagamento. Tudo isto evita que intercetem e dupliquem o número do seu cartão.

Do mesmo modo, pode consultar o seu saldo quando quiser em vez de ir ao banco com o cartão.

As desvantagens do pagamento por telemóvel

A principal desvantagem deste método de pagamento é nem todo o comércio do país tem implantada a tecnologia NFC. A isto soma-se a instalação da aplicação no smartphone para poder utilizar este sistema. Terá de criar uma conta no seu banco, descarregar a aplicação, configurá-la e ativar o cartão no telemóvel.

Por se tratar de um dispositivo eletrónico como é o telemóvel, deve ter bem presente o estado da bateria: em caso de esta se esgotar, também ficará “sem dinheiro”. Em contrapartida, com os métodos de pagamento como o cartão não seríamos apanhados de surpresa.

O tempo corre e com isso o conforto dos clientes, consumidores ou utilizadores vai aumentando. Haverá quem prefira os métodos mais tradicionais e os que se encantem pelas novas tecnologias, mas o que realmente é certo é que, quantas mais opções tivermos ao nosso dispor, será melhor para todos.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce