Marketing e Negócio Sin categoría

Otimize o seu site para aumentar as taxas de conversão

Desenhar e estruturar um site não se trata apenas de criar algo meramente aprazível à vista mas sim de conseguir alcançar o objetivo pelo qual se criou o mesmo. Para isso, é fulcral valorizar diferentes aspetos que favorecem o aumento de conversões e implementá-los no design e estrutura da sua loja online.

Antes de realizar melhorias na sua página, defina o objetivo que pretende alcançar através das suas conversões. O habitual em e-commerce é pensar apenas em vendas, contudo, pode ser interessante desenvolver outro tipo de estratégias; por exemplo, para captar uma base de dados de e-mails que possa posteriormente servir para uma campanha de e-mail marketing.

Comodidade para aumentar conversões

A navegabilidade na sua loja online deve ser simples, facilitando ao utilizador a sua utilização. Se pensar no aumento de conversões, é muito importante prestar atenção aos call to action que se incluem na página. Os botões têm de ser grandes para a sua leitura ser fácil e intuitiva devendo, para isso, destacar-se do fundo da página.

À primeira vista, o seu site deve ser claro para o utilizador de modo a que este perceba automaticamente aquilo que lhe é proporcionado, por isso, deverá fornecer-lhe toda a informação possível. Fazer com que o utilizador navegue de forma rápida e intuitiva que inclua links internos e apresente um menu de categorias com boa visibilidade é uma ajuda essencial para que se possa dirigir facilmente a qualquer informação e aos produtos que mais lhe interessam.

Tecnicamente, há também outros aspetos a ter em conta. Um dos mais comuns e importantes é ser responsive, permitindo assim que a página seja visualizada corretamente a partir de qualquer dispositivo, além de que, este é um fator que contribui para um melhor posicionamento nos motores de busca. Por outro lado, também há que medir a velocidade de carregamento da página (o recomendado é que a página carregue em menos segundos), já que um carregamento lento poderá levar à perda dos utilizadores mais impacientes, o que não irá, por certo, contribuir para um aumento da conversão.

Uma compra fácil e de confiança

Quando um utilizador não conhece a marca do site ao qual acedeu, pode sentir-se algo perdido. Nesse caso, ganhar confiança na sua marca é um fator chave. Para isso, o site deve estar completo, deixando visíveis links como “Quem Somos” ou “Imprensa”, no qual deverá incluir link sobre todos os meios de comunicação que falaram de si), bem como a página de contacto para que qualquer utilizador se possa dirigir a si em caso de dúvida.

No caso das lojas online, também é relevante que na homepage se possa aceder diretamente a mais informação acerca de custos e modos de envio, bem como à política de devolução e cancelamentos de pedido.

O último passo para ser bem sucedido encontra-se no carrinho de compras. Tendo o utilizador escolhido todos os produtos que deseja adquirir é tempo de finalizar a compra. Não se esqueça da importância de solicitar apenas os dados necessários (quanto mais informação pedir, mais difícil se torna manter o utilizador interessado em finalizar a compra). É básico tornar simples a seleção do modo de envio ou definição do ponto de entrega, passando ao pagamento de forma cómoda e segura.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce