E-COMMERCE RECURSOS

Oportunidades vender online para a Áustria

Os austríacos gastaram 7.500 milhões de euros em compras online durante o ano passado. 79% dessas compras foram realizadas em lojas online de outros países europeus, dados que provam o potencial e as oportunidades do mercado austríaco no que respeita ao e-commerce.

A Áustria tem 8.8 milhões de habitantes, dos quais mais de 5 milhões compram através da internet, que segundo o European B2C Ecommerce Report 2018, estimava-se que o gasto médio alcançasse os 2.289 euros per capita. A previsão dita que as vendas continuarão a crescer cerca de 5,2% ao ano até 2020.

Os produtos mais vendidos

No que respeita aos produtos mais vendidos através da internet, na Áustria destacam-se os produtos multimédia, seguindo-se a roupa e o calçado, eletrónica de consumo, alimentação e bebidas, utensílios de cozinha e móveis.

Atualmente os websites da Alemanha, Itália, Suíça e República Checa são os que apresentam maior penetração no território austríaco, este fenómeno justifica-se essencialmente devido à proximidade física e ao facto de alguns países partilharem da mesma língua (alemão). Neste sentido, é evidente que ter um website traduzido na perfeição para alemão é um aspeto muito importante a considerar de forma a potenciar as vendas neste país, assim como fornecer um serviço de apoio ao cliente neste idioma.

Se já tem experiência na venda online a outros países de língua alemã, a extensão à Áustria acaba por ser um passo natural. No entanto, o idioma não deve ser o único fator a considerar no que respeita à expansão territorial das vendas online a um novo país. Há que ter em conta a necessidade de oferecer uma experiência de compra totalmente adaptada às idiossincrasias dos clientes deste país. Neste caso específico, a moeda da Áustria é a mesma de Portugal, o euro, no entanto, é necessário ter atenção quanto às questões culturais, marketing local, SEO, palavras chave utilizadas nas buscas, métodos de pagamento preferidos pelos consumidores, opções de entrega preferenciais, questões legais, etc.

Métodos de pagamento preferidos

De acordo com um estudo do The European Ecommerce & Omni-Channel Trade, no momento de efetuar o pagamento das suas compras, existe uma grande variedade de opções disponíveis às quais os austríacos recorrem.

81% dos clientes opta pelo pagamento na contraentrega, enquanto 58% recorre a cartões de crédito e 41% ao Paypal. Um método muito popular neste país é o Sofort, que permite realizar o pagamento online e este é utilizado por 23% dos compradores online.

A Logística e Last Mile

A logística e distribuição funcionam muito bem na Áustria, tanto nas zonas urbanas como rurais, não é por acaso que este é o 4º classificado no ranking Logistics Index Performance 2018.

Relativamente às opções de entrega preferidas pelos austríacos, 88% dos consumidores referem que a sua casa é a opção que mais lhes agrada. As entregas num ponto de recolha são preteridas por 9% dos clientes e 10% gosta de receber as suas encomendas num posto de correios, 12% no trabalho e 4% na loja do vendedor. Há que mencionar que a DHL Parcel, através da DHL Paket Áustria, dispõe de uma rede constituída por 2.200 pontos de recolha por todo o país.

Estratégia online

No momento de desenvolver uma estratégia de marketing para vender na Áustria, é importante recordar que 14% das vendas online realizam-se através de telemóvel, daí a importância de ter um website otimizado para estes dispositivos.

Quanto às redes sociais, são utilizadas por mais de 38% dos austríacos. Tal como na maioria dos países europeus, o Facebook é a rede mais utilizada, seguindo-se, com uma grande distância pelo Pinterest e o Youtube.

Aspetos a considerar

Em relação às questões legais, abrir uma loja online na Áustria não é muito diferente de fazê-lo em Portugal ou em qualquer outro país da União Europeia, já que as normas de proteção do consumidor e venda à distância são as mesmas.

É crucial ter em consideração que se as vendas alcançarem um determinado limite na Áustria, teremos que incluir no preço de venda o valor local do IVA, que não corresponde ao de Portugal. Relativamente à roupa, aplica-se um IVA de 20%, enquanto livros e comida 10%.

Definitivamente, as boas infraestruturas, o elevado nível de penetração da internet e o poder aquisitivo da população, conferem à Áustria um grande potencial para expandir o seu negócio online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce