Gestão e Logística

Opções de entrega da sua loja online: melhore a experiência dos seus clientes

Os consumidores de todo o mundo começam a comprar cada vez mais online do que em lojas físicas. A possibilidade de comprar na comodidade do sofá unida a outras vantagens como a comparação de preços em tempo real e receber o produto no dia seguinte, é algo a que a maioria das pessoas, incluindo as mais reticentes não resistem.

Ainda assim, por vezes as expectativas dos compradores online não são satisfeitas por parte das empresas, sobre tudo no que se relaciona com os serviços de envio das lojas online.

Um dos pilares do e-commerce é a logística. Em concorrência com o mercado tradicional, é uma das áreas nas quais este parte com vantagem. Numa loja ao fundo da rua, é possível adquirir um produto e levá-lo de imediato, por isso, à que conhecer diferentes opções de entrega para a seu loja online e quais as que deve providenciar aos seus clientes.

O seu êxito estará sujeito à experiência do cliente. O processo deve ser fácil e cómodo de modo a finalizar a compra de forma satisfatória. Assim, cabe destacar que o auge do e-commerce propiciou uma mudança de tendências e estratégias por parte das empresas no que toca aos envios. Como consequência, os consumidores querem que a sua compra chegue da forma mais cómoda e segura possível. Cada comprador tem as suas preferências, pelo que é de extrema utilidade flexibilizar as opções de entrega.

A chave está na comodidade do utilizador

Qualquer experiência de compra não termina quando se realiza o pagamento no site mas sim quando o produto chega às mãos do cliente. Se este obteve uma boa experiência no site, a gestão logística não deve ficar para trás e deve cumprir com as expectativas geradas na loja online. Um cliente satisfeito voltará a confiar na sua loja online para futuras compras, pelo que, esta parte do processo é vital para o seu site de e-commerce.

Igualmente, é extremamente importante apresentar um design responsive, isto é, que se adapte a todos os dispositivos. Ocorre o mesmo com as opções de entrega. Como já mencionado anteriormente, cada cliente tem a sua vida, os seus gostos e características e, por isso, as suas preferências ao comprar online. Assim, é muito útil proporcionar diferentes opções de entrega para albergar a maior audiência possível:

-Transporte normal. O transporte tradicional deve estar sempre presente e de forma transparente: comunique as condições ao cliente e ofereça a possibilidade de manter uma comunicação constante.

-Recolha em loja. Esta opção é muito recomendável se possui diversos pontos de venda. Aqui, o cliente é informado de quando poderá dirigir-se à loja para recolher o seu produto, pelo que é vital cumprir com os tempos definidos. Uma das principais vantagens da recolha em loja é aproveitar para tentar que o cliente adquira outros produtos.

-Recolha em ponto de entrega. Esta opção é ideal para aqueles clientes que têm pouca disponibilidade horária e não podem receber as suas compras em casa. Estabelecer um ponto de entrega é a solução ideal para este tipo de utilizador, pois tem a liberdade de escolher onde e quando quer recolher as suas compras.

-Envio com pagamento em contra-reembolso. Pouco a pouco, vai-se criando uma cultura de compra pela internet à qual todos se vão habituando, contudo, sobretudo em determinados setores nos quais o cliente não se fia muito na chegada do produto em boas condições, é uma opção que pode valor um aumento do número de clientes. É também uma questão com a qual pode diferenciar-se da concorrência e proporcionar um serviço mais próximo do que alguns gigantes do e-commerce.

Estas são as principais opções de entrega a ter em conta para melhorar a experiência de compra do cliente. Permita que o consumidor selecione a opção de entrega que lhe é mais conveniente. Isto fará com que aumente a fidelização e se reduza o número de devoluções.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce