Marketing e Negócio

O surgimento dos Podcasts

A criação de conteúdo tornou-se num dos principais pilares do marketing digital, pois é uma forma muito eficaz para atrair visitantes ao seu site, oferecendo informações relevantes ao utilizador. Isso não servirá apenas para fazer com que os seus potenciais clientes passem mais tempo a navegar no seu portal e que a taxa de conversão seja maior, mas também dará à sua marca credibilidade para se destacar contra os seus concorrentes. Existem diferentes canais para descarregar conteúdo: blogs, vídeos, infografias e … podcasts! Neste artigo, explicamos as vantagens de sermos pioneiros na estratégia de áudio digital e a grande variedade de benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

Crie audiência

Tal como com os artigos que pode publicar no seu blog ou os vídeos que cria, com os podcasts, pode gerar conteúdo que ajuda o seu público-alvo a obter informações valiosas sobre os produtos que vende e tudo relacionado com eles. Os podcasts são o meio perfeito para criar uma colecção de áudios sobre um tema específico para que consiga com que o ouvinte siga as emissões periódicas dos seus podcasts. De facto, isso é o que os caracteriza: a sua continuidade e periodicidade e a facilidade que eles têm em fidelizar o utilizador. Podcasting também o ajudará a conectar-se de uma forma muito mais persuasiva com o seu público, pois trata-se de uma ferramenta que transmite uma maior proximidade do que o conteúdo escrito. Os seguidores do seu website ouvirão a sua voz, o que os ajudará a conhecê-lo melhor.

Gere conversões

Com o podcasting criará um público que o ajudará a converter os utilizadores do seu site em clientes. Embora a criação de conteúdo em si não mostre os benefícios que daí advêm directamente, mas ajudará a gerar receita com as visitas que entram no seu portal.

Dê credibilidade à sua marca

Criar uma estratégia de conteúdo viral que seja relevante para o utilizador ajudará a conquistar fidelizações, pois, graças ao valor que o conteúdo contribui, a sua marca ganhará reconhecimento e credibilidade, o que fará destacar-se dos seus concorrentes.

Marca tendências

O podcasting é uma estratégia de marketing digital pioneira e inovadora. Actualmente, os sites que utilizam esta ferramenta são uma minoria. Se usar esse canal, será a marca que cria uma tendência, pelo que integrar o podcast no seu site também será outra maneira de se destacar no mercado digital. Além disso, este tipo de conteúdo é bastante económico e fácil de desenvolver (basta informar os seus potenciais clientes o que sabe acerca do produto!).

O podcasting é o canal mais acessível

O podcasting é considerado um dos mais poderosos canais de marketing digital, já que é o único que permite ao utilizador aceder ao conteúdo a qualquer momento, enquanto faz outras actividades, e a partir de qualquer dispositivo. Os seus potenciais clientes poderão ouvir os podcasts a partir do tablet ou do telemóvel enquanto cozinham, praticam desporto ou a caminho do trabalho.

Como criar conteúdo para um podcast atractivo

O podcast oferece a oportunidade de combinar voz, música e efeitos sonoros, com os quais poderá criar conteúdo que envolva o utilizador. O formato permitirá desenvolver o seu tema com a ajuda de outros convidados ou através de colaborações de especialistas que participem na produção do podcast para que a série que cria seja divertida e dinâmica. Isso não o ajudará apenas a criar conteúdo atractivo, mas também o ajudará na sua estratégia de branding.

Ele irá ajudá-lo com sua estratégia de SEO

Podcasts publicados com um título e descrição que incluam as palavras-chave apropriadas aparecerão nas opções de busca dos utilizadores.

Em suma, o podcast é uma ferramenta muito eficiente para alcançar um grande público, com o qual poderá facilmente diferenciar-se da concorrência. O que está à espera para transformar o seu site no gerador de tendências do marketing digital?

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce