RECURSOS
Ao longo dos últimos anos, a utilização do telemóvel como meio para aceder à internet cresceu exponencialmente, chegando mesmo a tornar-se mais comum do que o computador. Tendo em consideração esta tendência, o próprio Google, começou há uns meses a ordenar os seus resultados em função do mobile. Descubra as implicações da colocação em marcha do Mobile First Index e a forma como este pode afetar a sua página.
Tendência mobile
De acordo com um estudo sobre o comportamento do utilizador face ao uso do mobile e tendências para 2017, levado a cabo pela comScore, o telemóvel posicionou-se como o dispositivo com o maior tempo de utilização a nível Mundial. Para além do mais, estima-se que 32% dos utilizadores (audiência espanhola) despendem o seu tempo exclusivamente no telemóvel, o que representa um crescimento de 5% face ao ano anterior. Este dispositivo tornou-se no meio prioritário para aceder à internet. O Google, que está sempre atento às necessidades e comportamentos dos consumidores, adotou o Mobile First Index em 2018 por esta mesma razão.
O que é o Mobile First Index?
Em meados de 2015, o Google anunciou que a otimização dos websites para telemóvel, seria um novo fator para a constituição do seu Ranking. Isto é, as páginas que não são consideradas mobile friendly deixaram de surgir nas buscas através do telemóvel.
Três anos mais tarde, o bot da Google começou a realizar uma análise específica para dispositivos móveis. Assim sendo, o motor de busca avalia a versão mobile das páginas web para determinar a ordem dos resultados e ignora a versão desktop, aquela que valorizava anteriormente. Querendo com isto dizer que atualmente a prioridade para o SEO das páginas está relacionada com o facto de serem otimizadas para telemóvel. Esta mudança é muito importante, já que significa que se um domínio não dispõe de uma versão mobile perderá o seu posicionamento SEO e será prejudicado. A finalidade desta alteração? A necessidade do Gigante da Internet para conferir prioridade máxima à experiência do utilizador e design adaptado à navegabilidade em mobile.
E a versão desktop? Para já, esta mudança não significa renunciar um bom número de visualizadores através de computador, mas sim posicionar a versão mobile friendly para a recorrente otimização do SEO, mantendo no entanto, a versão desktop em boas condições.
Otimização mobile
Alguns aspetos que deveria ter em consideração ao adotar e otimizar a sua página para que esta esteja em conformidade com o mobile friendly são os seguintes:
A mudança das tendências na utilização de dispositivos levou o Google a valorizar fortemente a versão mobile dos websites, por isso mesmo, chegou o momento de considerar estes fatores quando define a estratégia de SEO do seu negócio online, de forma a não perder o posicionamento orgânico da sua página.