Marketing e Negócio
O amplo acesso à informação através da internet veio diversificar os interesses dos consumidores, obrigando assim as marcas a utilizar a criatividade para construir a mensagem adequada e fazê-la chegar ao seu target construindo as estratégia de marketing de engagement (ou marketing relacional).
Não obstante, o engagement só se consegue quando nos focamos mais na pessoa do que na oferta (os produtos ou serviços que vendemos). Hoje em dia, o consumidor é o centro de todas as ações de marketing, pretendendo desta forma, estabelecer uma relação muito mais estreita que permita atender às necessidades e desejos das pessoas.
Os consumidores mudaram o seu comportamento, são agora conscientes e têm ao seu alcance uma grande fonte de informação. Por isso adotaram uma atitude mais critica relativamente às ofertas. Dito isto, se querem atraí-los, as marcas vêm-se obrigadas a desenvolver uma estratégia de marketing de engagement.
O ponto de partida é conhecer bem a quem nos dirigimos e ter claro quais são os nossos objetivos para poder oferecer conteúdos criativos, originais e de valor que gerem confiança face à nossa marca. Se conseguimos engagement por parte dos consumidores, a venda irá fazer-se por si mesma.
Por definição, o marketing de engagement, é um marketing de valor acrescentado em duas vertentes. Por um lado, um tipo de marketing com o qual as pessoas se identificam e facilita as suas decisões de compra. Por outro, um tipo de marketing que procura vendas estáveis e que melhorem ao longo do tempo.
Construir estratégias de participação
Para criar uma relação forte e duradoura com os consumidores, a comunicação com deve ser a base de todas as nossas iniciativas de e-commerce. Devemos procurar sempre a interação do público quando desenhamos as ações de marketing.
Existe uma série de ferramentas que nos permitem a fidelização e diálogo com os consumidores. Sem dúvida, um dos canais que deve ser tido em alta consideração são as redes sociais. Estas ajudaram muito à aproximação face às pessoas para criar relações sólidas, convertendo-se no cenário ideal para conseguir engagement por parte dos nossos seguidores. Outras ferramentas como o serviço de atendimento ao cliente, email marketing, marketing de conteúdos, ações de rua e SEO, também nos permitem atingir o mesmo fim.
As estratégias de participação requerem ouvir e analisar as ações e necessidades dos consumidores, uma vez que, atualmente, são eles que definem as tendências. Por isso, adotar formas de medir os seus comportamentos e atitudes é uma resposta essencial para construir relações estáveis.
É necessário ter em consideração que projetar uma estratégia de marketing de engagement passa por segmentar de forma “perfeita” o nosso target. Saber o que queremos conseguir, permite oferecer aos nossos consumidores conteúdo de valor, que contribua de alguma forma para os seus interesses e que seja atrativo e interessante para poder gerar engagement. Desta forma, conseguiremos posicionar o nosso site de e-commerce como uma fonte de informação e um lugar ao qual se acede para estar a par do que se passa.
O marketing de conteúdos é uma ferramenta bastante eficaz dentro do marketing de engagement, mas é fundamental que os conteúdos sejam desenhados a pensar na audiência e nos interesses da própria marca. Neste sentido, o blog corporativo é uma das ferramentas mais utilizadas para a prática de marketing de conteúdos, ajudando-nos a aumentar a nossa visibilidade enquanto marca e fidelizar os consumidores. Assim sendo, deve realizar-se a integração do nosso blog nas redes sociais e vice versa, para tomar partido das vantagens dos dois e contactar com outros profissionais, estabelecendo uma relação de participação ativa.
Da mesma forma, o SEO ajudar-nos-á a conferir mais visibilidade aos nossos conteúdos nos motores de busca para atingir um público mais amplo.
O grande objetivo é fidelizar o cliente, conseguir que os consumidores se interessem em seguir aquilo que fazemos, por isso, devemos oferecer benefícios como promoções, serviços de informação, facilitadores de métodos de pagamento, etc.
As 4 variáveis a considerar numa estratégia de marketing de engagement
Para levar a cabo uma estratégia de engagement, devemos ter em consideração o seguinte::
Hoje em dia, a nossa oferta enquanto especialistas em e-commerce passa por atender ao lado emocional dos consumidores no momento de adquirir produtos e serviços e isto, só conseguiremos através de uma comunicação que nos permita cultivar relações estreitas e duradouras com as pessoas.