Gestão e Logística

Last Mile: um elemento diferenciador na sua loja online

Ultimamente, o canal online tornou-se uma opção a considerar na hora de efetuar qualquer tipo de compra. A evolução do comércio eletrónico é um facto: mais seguro, oferece melhores experiências ao usuário facilitando novos processos de compra, garante assitência 24 horas por dia… o e-commerce está cada vez mais normalizado na sociedade e em constante otimização.

Em 2016, o comércio online experienciou um crescimento de 30%, duas vezes mais que em 2015 e muito mais que o aumento de 1,3% gerado por todos os canais de consumo de massas em 2017. Agora sim, os retalhistas e as marcas estão convencidos de que investir no crescimento de seus negócios online é crucial – se não essencial – para crescer. Além disso, os mitos que cercaram o comércio eletrónico há cinco anos e que o chamaram de “pequenas oportunidades” foram rapidamente desacreditados. Os dados mostram que uma em cada quatro famílias espanholas já compra produtos de consumo na Internet.

Um elemento chave no negócio online é a logística. Por muito que se tenha esforçado em oferecer uma boa experiência de compra, se se procede a uma má entrega, o mais provável é que perca o cliente para sempre. Portanto, deverá ter em conta que a sua venda não se realizou até que o cliente tenha recebido o produto ou serviço que adquiriu.

 

O que é a “Last Mile”?

O processo final de uma entrega é chamado de “Last Mile”. Este processo é aquele que apresenta mais problemas e ocorre desde o momento em que a encomenda sai do armazém até chegar às mãos do consumidor. É altamente recomendável pensar numa estratégia de inovação constante, de modo a que o seu negócio não fique atrasado frente aos seus concorrentes.

Por tanto, estamos na presença de um elemento diferenciador no e-commerce, uma vez que é aqui que se conclui toda a experiência de compra. Os clientes exigem ter uma visibilidade plena e real das suas encomendas, sabendo sempre a localização do seu produto e quando este vai exatamente chegar.

Tendo em conta que, hoje em dia, mais de 11 milhões de lares espanhóis consomem através de diferentes canais online, é importante saber que, de acordo com os dados publicados pelo WorldPanel da plataforma Kantar, 7 em cada 10 consumidores reconhecem positivamente que o operador de logística oferece a possibilidade de agendar a entrega, fazer uso de armários, poder selecionar um ponto de recolha mais próximo…

 

Transparência das entregas

O seu cliente tem o direito de saber onde localiza o produto que adquiriu na sua loja online. No caso de uma entrega ser adiada devido aos vários fatores que acabámos de referir, o cliente irá tranquilizar-se, sabendo onde está o seu pedido. Para isso, o uso de ferramentas que permitem o acompanhamento das entregas é uma ótima opção.

Em suma, para uma loja online, a entrega de “Last Mile” requer coordenação entre todos os elementos que fazem parte do processo de compra, ou seja, comércio eletrónico, parceiro de logística e, até mesmo, do destinatário.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce