E-COMMERCE

Instagram Shopping: o que é e como vender os seus produtos

Passaram-se oito anos desde que o Instagram começou a sua jornada. Poder-se-ia dizer que, qualquer rede social que tenha sobrevivido por tanto tempo, tem que manter um pequeno segredo para alcançar esse nível de sucesso e o do Instagram é que ele se tornou a rede mais visual da Internet.

As marcas têm acompanhado o grande potencial que esta plataforma oferece e, por isso, transformaram-na numa montra para os seus produtos e serviços. Além disso, para dar uma melhor resposta ao alcance que pode ser atingido através da publicidade do Instagram, a plataforma criou recentemente a ferramenta Instagram Shopping, com a qual as empresas podem vender os seus produtos de uma forma mais confortável e ágil.

Ainda não sabe o que é? Continue a ler para descobrir como incorporar essa nova ferramenta à sua estratégia de vendas e obter um maior número de conversões.

Benefícios do Instagram para as marcas: o Instagram é uma rede social que gira em torno de imagens. Durante anos, inúmeros estudos mostraram que os usuários respondem melhor a esse tipo de formato do que ao de texto; fotografias e vídeos conseguem conectar-se melhor com o público porque geram mais facilmente uma resposta emocional. É por isso que, graças ao conteúdo visual, as marcas obtêm mais engagement (likes, comentários e seguidores) e awareness. Além disso, sendo uma montra para os produtos, eles também conseguem redirecionar o tráfego para o site ou loja online da marca, um objetivo que agora é mais viável do que nunca graças ao Instagram Shopping.

O que é o Instagram Shopping?: É uma ferramenta que o Instagram lançou este ano (2018), há apenas alguns meses atrás. Graças a esta, as lojas podem adicionar rótulos às fotos para que, quando o utilizador as visualizar, possam comprar os objetos que aparecem nelas. Este procedimento, semelhante às tags de perfis de utilizador, permite adicionar até cinco produtos por imagem e 20 por carrossel. Nessas imagens, um aparece pequeno ícone de um carrinho de compras no canto superior, entre as miniaturas que contêm as rótulos. Quando o utilizador clica na fotografia, os círculos nos produtos indicam a presença de rótulos; Ao clicar em qualquer parte da foto, esses rótulos mostrarão o preço e os detalhes do produto, oferecendo acesso direto ao comércio eletrónico para poder comprá-los. No entanto, as marcas devem atender a uma série de requisitos para usar o Instagram Shopping:

Ter um perfil profissional no Instagram com a versão mais recente da aplicação;

• Ter uma Fan Page no Facebook;

• Ter feito um mínimo de 9 publicações antes do Instagram Shopping;

• Ter uma loja online ou site oficial onde os produtos, que se querem adicionados ao Instagram Shopping, são vendidos

• Integrar o catálogo no Facebook

Como configurar o Instagram Shopping: assim que a marca preencher todos os requisitos acima, poderá adicionar os produtos que desejar, usando o Instagram Shopping. Para fazer isso, deve aceder às Configurações da conta do Instagram, clicar em Produtos e selecionar o catálogo de produtos. Desta forma, terá ativado as compras da rede social. Ao carregar as imagens, deve rotular os produtos como se estivesse a “tagar” utilizadores numa publicação normal, indicando o nome do produto e a descrição; Quando um utilizador clicar na imagem, poder-se-á ver o nome, preço e descrição do mesmo. Além disso, poderá ver-se o link da loja online, onde se poderá finalizar a compra.

O Instagram Shopping é uma ferramenta muito interessante para qualquer marca que tenha uma loja online. A sua utilização é altamente recomendada, embora seja importante não utilizar esta rede social como uma mera loja eletrónica: não se esqueça de consolidar a imagem e notoriedade da sua marca através da publicação de imagens 100% direcionadas à venda, mas também orientadas para transmitir os valores do seu logótipo.

Uma boa combinação entre as tradicionais ações do Instagram e a utilização desta nova ferramenta permitirá a realização de uma campanha de marketing mais popular na internet e no Instagram. Faça com que os millennials se tornem grandes seguidores da sua loja online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce