RECURSOS

Google Trends – Como funciona? Saiba aqui!

A internet é o paraíso da informação e dos dados. Estes por sua vez, analisados corretamente podem representar um grande valor para as empresas. O Google Trends é a ferramenta perfeita para obter informação, a partir da qual se podem tirar conclusões e elaborar novos conteúdos.

O que é o Google Trends?

O Google Trends trata-se de um ferramenta gratuita e de livre acesso disponibilizada pelo Google, que permite conhecer como varia o volume de buscas de uma ou várias palavras em determinado período de tempo e lugar. Com esta ferramenta também é possível comparar uma série de keywords ou frases chave. Esta comparação é feita com base num gráfico que apresenta a evolução do volume de pesquisas face determinado termo, fenómeno que permite observar padrões e mudanças ao longo do tempo, assim como as diferenças de acordo com a localização geográfica selecionada. Os resultados de busca mostram valores relativos com base numa escala entre 0 e 100 e na qual o 100 representa o valor mais elevado a nível de volume de pesquisas.

A sua mecânica é simples: basta visitar www.trends.google.pt, introduzir as keywords na barra do motor de busca do próprio website e selecionar o país/intervalo de tempo desejados. Assim conseguirá visualizar o gráfico de tendências. Se pretende comparar vários termos de pesquisa (máximo 5), só tem de clicar no botão “+Comparar”.

Filtros da Ferramenta

O Google Trends permite filtrar os resultados das tendências de busca com base em vários critérios:

  • Período de tempo: permite aceder aos dados desde 2004 até a data atual, configurando períodos de tempo predeterminados de dias, meses ou anos, mas também é possível determinar períodos de tempo personalizados.
  • Zona geográfica: podem realizar-se pesquisas a nível mundial ou selecionando um país específico.
  • Categorias: permite determinar a categoria dos termos que estão a ser analisados. Este filtro oferece até 25 categorias, dentro das quais se podem selecionar múltiplas subcategorias.
  • Tipo de motor de busca: finalmente, oferece também a possibilidade de filtrar segundo o tipo de motor de busca, apresentando para tal 5 possibilidades: pesquisas web, de imagens, de notícias, Google Shopping e pesquisas de Youtube. Basicamente, estas categorias correspondem a diferentes motores de busca verticais dentro do Google.

Para além do gráfico com a representação de 0 a 100 da evolução temporal do volume de buscas por termos, o Google Trends oferece distintas formas de efetuar a análise dos resultados.

  • Repartição comparativa por sub-região ou cidade: surge um mapa do país selecionado, no qual a intensidade da cor de cada sub-região ou cidade, representa a percentagem de pesquisas relativamente aos termos de busca em questão. Ao lado do mapa observa-se uma lista ordenada do maior para o menor volume de pesquisas das 12 zonas com mais buscas.
  • Interesse por sub-região ou cidade: esta ferramenta permite conhecer as localizações nas quais determinado termo é utilizado com maior frequência dentro do período designado. Ao clicar sobre cada região ou cidade, conseguirá aceder a informações específicas relativas às pesquisas nessa localização.
  • Consultas relacionadas: são apresentados termos pesquisados pelos mesmos utilizadores que procuraram determinado termo. As pesquisas relacionadas podem filtrar-se por dois critérios: principais (exibem as pesquisas mais populares e as buscas mais frequentes, numa escala de 0 a 100) e em ascensão (são exibidas as pesquisas com o maior aumento de frequência de busca em determinado período de tempo).

São inúmeras as aplicações possíveis dos dados fornecidos pelo Google Trends, mas sem dúvida que uma delas se centra em conhecer as novas tendências e a procura dos consumidores. Assim sendo, fica um conselho, crie novos conteúdos com base nos termos populares do momento e descubra os novos interesses dentro do seu setor, graças a esta ferramenta.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce