Marketing e Negócio

Google My Business para o seu negócio

Antes das tecnologias invadirem as nossas vidas diariamente, a coisa mais comum era consultar um diretório quando se precisava de encontrar um negócio ou uma loja física. No entanto, os tempos mudaram e, a partir de hoje, o mais comum é realizar uma pesquisa na Internet. Embora o procedimento seja muito diferente, os diretórios continuam a existir e a sua relevância é fundamental. Entre eles, destaca-se o Google My Business, uma ferramenta que a gigante da internet criou especificamente para ajudar as empresas a serem facilmente localizadas pelos utilizadores. Esta ferramenta pertence ao conjunto de estratégias de SEO local. Neste artigo, mostramos-lhe do que se trata e como pode integrá-lo na sua empresa.

 

SEO local: é um método de SEO que se centra na geolocalização, baseada na vinculação da localização do utilizador com as lojas físicas. Este tipo de SEO engloba uma série de técnicas que visam otimizar as páginas web de negócios físicos para que as pessoas que fazem uma pesquisa específica encontrem uma loja próxima à marca ou ao produto que estão à procura. Ou seja, o Google mostra as lojas perto do ponto em que estão a realizar a pesquisa.

 

O que é o GMB?: Geralmente abreviado como GMB, o Google My Business é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo famoso motor de busca para marcas que têm uma ou várias lojas físicas, de modo a aumentar a sua visibilidade localmente. Esta ferramenta uniu o Google+ e o Google Places numa única ferramenta, facilitando a sua gestão para os comerciantes. O principal objetivo do GMB consiste em facilitar os potenciais clientes a encontrarem o seu estabelecimento quando procurarem um produto ou serviço relacionado com o seu negócio.

 

Como aderir ao GMB: adicionar uma empresa ao Google My Business é simples. O primeiro passo é registar a sua empresa no site https://www.google.pt/business. Seguidamente, verifique se a sua empresa aparece no Google Maps. Caso contrário, deve clicar na opção “Nenhuma dessas opções corresponde”, para, de seguida, criar a ficha do seu negócio. Nela deverá incluir o chamado NAP (Number, Address, Phone number), ou seja, o nome, endereço e número de telefone da sua empresa. É muito importante que insira correctamente estas informações e que elas correspondam exactamente àquelas que aparecem no seu site: que respeitem as maiúsculas, pontos, etc. para evitar que o Google registe vários endereços diferentes da sua empresa. Além do NAP, também será necessário escolher a categoria de negócio dentro do leque de opções oferecidas pelo Google. Para que esse processo seja completamente seguro, será necessário que o proprietário da empresa confirme que a empresa é realmente sua. Para fazer isso, o Google envia uma carta com um PIN, por correio, para o endereço que foi inserido na ficha do negócio. A receção dessa carta pode demorar entre duas semanas a um mês. Depois de ativar a ficha com o PIN que recebeu, a empresa já fará parte do GMB.

 

Benefícios do google My Business: para além de ser uma ferramenta essencial para desenvolver o SEO local de qualquer negócio com loja física, possui múltiplos benefícios:

Atraia: mantendo o perfil atualizado, pode atrair novos clientes, fornecendo informações úteis como o horário ou o endereço web para consultar o seu catálogo de produtos e serviços.

Compartilhe: pode compartilhar as últimas novidades e ofertas com os seus clientes de forma rápida e fácil.

Conecte-se: interaja com os clientes que deixam comentários sobre a sua empresa, agradecendo os positivos e fornecendo soluções para os negativos.

Analise: descubra o tipo de cliente que o procura e como o faz.

 

Como pode ver, usar a ferramenta Google My Business é simples e trará muitas vantagens para a sua empresa. Seguindo estes passos simples que detalhámos, poderá começar a usar o GMB para desenvolver o seu SEO local e obter uma visibilidade muito maior para a sua empresa.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce