Marketing e Negócio

Fotografias de produto: dicas para obter imagens para a sua loja online

Para uma loja online, as fotografias de produto desempenham um papel crucial no comportamento de compra dos consumidores. Expor as suas ofertas com imagens apelativas, de alta qualidade, é fundamental para alcançar uma elevada taxa de conversão no que às vendas diz respeito.

As lojas online que apresentam imagens pouco profissionais, geralmente, deparam-se com vários problemas graves que prejudicam a experiência de compra dos potenciais clientes, pelo que, otimizar ao máximo a qualidade das imagens de produto apresentadas é um passo obrigatório para não fracassar.

Para obter boas fotografias de produto, primeiro, terá de ter em mente os objetivos que as fotografias de e-commerce devem atingir, ou seja, aumentar a conversão. Numa loja online, o utilizador não pode ver nem tocar no produto como numa loja física e, a imagem, é a melhor forma de eliminar esta limitação.

Cerca de 90% da informação que recebem os seres humanos é através da visão

A derradeira finalidade das fotos na sua loja online é despertar o interesse de compra, sobretudo, quando o utilizador não procura o produto diretamente e é impactado pelo artigo através de outras vias, por exemplo, um anúncio.

Apreciar cada detalhe do produto

Quando chegar o momento de captar imagens para o seu site, há cinco elementos técnicos imprescindíveis: câmara, cenário, iluminação, preparação do produto e edição de imagem. Terá de os ter a todos em conta, ainda mais se não conta com o serviço de um fotógrafo profissional.

Opte por ter fotografias próprias para se destacar da concorrência

As imagens pequenas não são eficazes como instrumento de venda. Deverá assegurar-se que as imagens têm uma dimensão adequada para conseguir a melhor qualidade.

Através do enquadramento da fotografia, tente destacar ao máximo o produto do fundo, para que o objeto predomine sobre tudo o resto. Na maioria dos casos, convém utilizar um fundo simples e “clean”, já que o objetivo é reduzir a distância entre o produto e o comprador de forma a aumentar a sua confiança e as respetivas possibilidades de compra.

As imagens devem conter informação relativa ao objeto, pelo que, é necessário incluir imagens de todos os ângulos do produto. Mostrar múltiplas visões do produto ajudará o utilizador a entender o tamanho do produto. Visualizar todos os detalhes do mesmo melhora significativamente a taxa de conversão. Para isso, é muito importante poder fazer zoom sobre a imagem, para ver as áreas ou detalhes do produto que interessam.

O último passo, é o da edição de imagem que, deve ser realizada por um profissional de qualidade. As fotos devem sempre espelhar na perfeição aquilo que o produto é, sem alterações de cor, de tamanha, etc… Caso contrário, irá distorcer a capacidade do cliente em conhecer os artigos de forma real.

A importância de um manual de normas nas fotografias de produto

As fotografias de produto na sua loja online devem responder a uma unidade, possuir um estilo comum, para evitar passar uma imagem descuidada do seu site.

Todas as imagens devem obedecer às mesmas especificações de tamanho, designação, margens, alinhamento, fundo e sombras em cada categoria.

Este manual de normas, servirá de modelo de utilização, tanto se conta com os seus próprios fotógrafos e designers como se recorre a outsourcing para levar a cabo este trabalho. Assim obterá sempre os mesmos resultados finais.

Igualmente, é recomendável criar um guia de estilo para cada categoria de produtos e que todas as imagens sejam editadas da mesma forma. Portanto, terá de ter em conta os standards das imagens de produto nos mercados online se pretende comercializar os seus artigos em sites como Amazon ou eBay.

Definitivamente, as fotografias na sua loja online devem ser um argumento de venda esmagador. Contar com um plano de marketing visual, onde define como alcançar os seus clientes irá ajudar ao tratamento das imagens para potenciar a sua oferta.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce