Marketing e Negócio
O grande crescimento da Internet deu lugar a infinitos modelos e estratégias de negócio. O dropshipping é um sistema de gestão de logística onde o comerciante se ocupa de efetuar a venda sem possuir o produto. O dropshipping (ou fornecedor por atacado) é o que se encarrega de administrar o produto ao comprador, fazendo com que o custo do stock do vendedor seja zero.
Além disso, o vendedor será como um intermediário entre o comprador e o dropshipper, cuja tarefa fundamental é conseguir a venda. Esta estratégia é uma alternativa interessante para todos aqueles que querem construir a sua loja online e não contam com apoio económico suficiente. Continue a ler e descubra como tornar a sua loja online diferente, com dropshipping!
Como base de qualquer negócio, se não existem clientes, não existem vendas. Uma das principais funções para fazer deste modelo de negócio um modelo competitivo no mercado é atrair tráfego ao nosso sítio na web. Desta forma, poderemos investir na obtenção de tráfego de qualidade, já que uma das vantagens do dropshipping é a redução das despesas fixas. Além disso, um bom método, como já explicámos em inúmeras ocasiões, é o posicionamento natural em motores de busca (SEO), a publicidade nas redes sociais e o e-mail marketing.
Uma das tarefas mais importantes na evolução da sua loja online com dropshipping é eleger um bom fornecedor. Esta tarefa não deve ser feita de forma leviana, sendo necessários procurar dentro do seu nicho de mercado e informar-se sobre a empresa fornecedora: política de devoluções, prazos de entrega, tipo de embalagem, grau de seriedade… Com o dropshipping existe uma maior probabilidade de poder marcar a diferença no mercado, através do trabalho criativo, concentrando-se apenas em fazer a venda com sucesso.
Uma boa plataforma online em conjunto com uma boa estratégia de comunicação será muito importante para que a sua tática de dropshipping funcione.
Com este tipo de estratégia, além de reduzir as despesas fixas, como explicamos anteriormente, poderá concentrar-se mais no seu website e no canal de comunicação que oferece. Ao concentrar-se só na venda e, o seu fornecedor se encarregue do envio, terá mais tempo para dedicar à sua estratégia de venda. A loja online será o ponto de contacto entro os seus clientes e a sua empresa, pelo que não devemos economizar no design. Ofereça produtos que cumpram a sua filosofia empresarial, analise o mercado e venda o que gosta.
A venda sem stock trata-se de um serviço de venda sem investimento e sem risco em que, não só é interessante para o vendedor, como para o atacadista, que recebe um novo canal para vender o seu produto.