Marketing e Negócio

E-mail de boas-vindas: comece com o pé direito

O e-mail de boas-vindas não é um simples e-mail enviado com o único propósito de saudar os novos utilizadores. Esta acção vai muito mais além pois traz inúmeros benefícios para o e-commerce da sua loja online ou marca em questão, sendo a sua implementação muito simples. Descubra como o e-mail de boas-vindas pode ajudá-lo na sua estratégia de marketing digital e inbound marketing para alcançar um maior número de conversões no seu website.

O que é o email de boas vindas?

De acordo com um estudo do The Radicati Group de 2018, mais de 3,8 milhões de pessoas em todo o mundo usam e-mail. Hoje em dia, é o meio de marketing digital com o maior ROI (retorno sobre o investimento). Isto significa que o e-mail tornou-se num canal fundamental para qualquer marca com presença online.

Tal como o seu nome indica, o e-mail de boas-vindas é o primeiro e-mail recebido por um utilizador que se registou num website. Desta forma, e se feito correctamente, esta ferramenta permite iniciar um bom relacionamento com o cliente, para além de ser uma forma eficaz de ganhar a sua confiança e agregar valor desde o primeiro contacto com a marca.

Benefícios do e-mail de boas-vindas: para além de nos permitir apresentar-nos ao cliente e de dar uma boa primeira impressão, esta ferramenta também lhe proporcionará outras vantagens.

  • Iniciar a conversa e o relacionamento com o utilizador.
  • Por meio deste e-mail, o novo subscritor pode verificar se a sua subscrição na página em questão foi feita correctamente, e a sua marca terá mais probabilidades em garantir que tenha os dados dos seus potenciais clientes.
  • Pode informar o utilizador sobre o que esperar da marca.
  • Permitir-lhe-á segmentar os seus subscritores usando as informações obtidas com o e-mail de boas-vindas.
  • Pode ajudar a aumentar as conversões significativamente.

Como pode aumentar as conversões da sua loja online?

Manter um bom relacionamento com o utilizador e transmitir uma boa imagem da marca é muito importante, mas na prática, as vendas são o objectivo final de qualquer e-commerce, e o e-mail de boas vindas pode ser uma ferramenta fundamental. Para cumprir essa função, este e-mail que envia aos seus subscritores deve incluir 4 elementos básicos: o nome da pessoa que envia a mensagem, ou seja, a marca; um assunto de e-mail que desperte interesse; o corpo de mensagem com informações de valor para o utilizador e o apelo à acção (call-to-action). Além disso, há uma série de outros elementos que contribuem para aumentar as conversões:

  •  Recompense o novo subscritor: o que é melhor do que um presente de boas vindas? Sempre que possível, é aconselhável incluir um código de desconto ou outra promoção que o utilizador possa usufruir na sua primeira compra.
  •  Redireccionar o tráfego para o seu website: é aconselhável adicionar um botão com uma frase cativante. Um exemplo das últimas tendências de e-commerce seria incluir um call-to-action, como por exemplo “Descubra a nossa nova colecção“; ao clicar, o utilizador seria redirecionado para a secção dos artigos que deseja promover.
  •  Link para as redes sociais: é essencial que adicione botões para guiar às redes sociais da sua marca, a fim de obter mais seguidores e de fomentar o relacionamento com estes.
  •  Acesso a conteúdo exclusivo: dentro do mesmo e-mail de boas-vindas, pode incluir links de conteúdo que o utilizador não tinha acesso anteriormente, como tutoriais ou e-books sobre tópicos relevantes. Para descarregar tal conteúdo, muitas marcas pedem dados adicionais ao utilizador, que é uma maneira efectiva de enriquecer a base de dados de qualquer loja online.

Um e-mail de boas-vindas configurado correctamente é sinónimo de iniciar com o pé direito um bom relacionamento com o seu novo subscritor. Siga os nossos conselhos para que consiga aumentar as conversões do seu e-commerce graças a esta simples estratégia. Do que está à espera para dar umas calorosas boas vindas aos seus novos subscritores?

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce