DHL PARCEL RECURSOS

E-commerce Connect – Tudo o que precisa de saber

Acabou mais uma edição do E-commerce Connect e a DHL Parcel, enquanto sponser silver do evento, marcou presença nesta ocasião especial. “O Valor da Entrega” aproveitou a oportunidade para trazer até si um guia sobre tudo o que precisa de saber caso esteja a considerar patrocinar a próxima edição ou aderir enquanto participante.

 

Mas afinal, o que é o E-commerce Connect?

O E-commerce Connect é um evento que tem por objetivo a criação de uma oportunidade para os profissionais de E-commerce contactarem com soluções que podem representar mais valias no seu trabalho e salvo seja.

Embora seja um evento relativamente recente (existiram apenas duas edições até à data), já tem projeção a nível nacional e conta com a participação de alguns dos nomes mais sonantes do mercado.

Evolução e crescimento

Da primeira edição para a segunda, deram-se grandes mudanças!

A primeira edição teve lugar em Lisboa, no Hotel Tryp Aeroporto, em Lisboa e contou com várias palestras ao longo de todo o dia, terminado com um descontraído cocktail.

Em 2019, o E-commerce Connect teve lugar no Hotel Pestana Sintra, em Sintra. Sem dúvida, a viagem foi mais longa, mas o evento estendeu-se ao longo de dois dias e a noite no Hotel estava incluída no bilhete para quem participava os dois dias.

Para além do mais, este ano, a dimensão do evento aumentou. Mais pessoas, mais empresas, mais soluções…

Por outro lado, o facto de ser um evento de dois dias permitiu a existência de um maior número de momentos de interação entre os participantes, ou seja, mais momentos de networking e mais oportunidades para partilhar experiências, aprender e identificar oportunidades de negócio.

Mais valias do evento

O E-commerce Connect conta com algumas particularidades que o distinguem fortemente de outros eventos semelhantes. Uma delas é que para além das apresentações de speakers nacionais e internacionais sobre temas relacionados com E-commerce, existem as reuniões “one-to-one”. Ou seja, todas as empresas têm oportunidade de analisar a lista de empresas participantes, pontuar quais as companhias com as quais têm mais interesse em reunir-se, pontuá-las e a própria organização fará o match para decidir quais as reuniões que se vão efetivamente realizar.

A expressão “7 cães a 1 osso” é muitas vezes utilizada para descrever eventos em que existem poucas empresas interessadas em comprar e muitas interessadas em vender. No E-commerce Connect, a situação não é esta! O número de empresas interessadas em vender os seus serviços é bastante proporcional ao número de empresas interessadas em conhecer soluções que possam facilitar o seu trabalho.

Para além das mais valias já enunciadas, existe outra que pode estar implícita em informações fornecidas anteriormente ao longo do texto, mas nunca é tarde para reforçar. Este evento é frequentado maioritariamente por pessoas com cargos relativamente influentes na sua área e por isso mesmo, o contexto ideal para aumentar a sua rede de contactos, mesmo que não exista um interesse explícito para vender determinado produto a determinada pessoa.

 

O que precisa de saber se pretende ser patrocinador no próximo E-comerce Connect?

Não podemos deduzir como será a próxima edição do E-commerce Connect, mas enquanto patrocinadores dos dois anos do evento, podemos partilhar a nossa experiência assim como algumas dicas para que a sua empresa seja o centro das atenções e dos comentários.

Existem vários tipos de patrocínios e nesse âmbito tem mesmo de ser uma questão a discutir com a organização, no entanto existem inúmeros pontos de contacto com os participantes que podem ser vistos como ocasiões favoráveis para comunicar a sua mensagem.

  • Brindes: a organização possibilita que os brindes da sua empresa sejam entregues juntamente com os dos restantes patrocinadores num saco para o efeito, no ato do check in. Desta forma, não só garante que todos os participantes recebem os brindes como dispensa investir em promotores ou ocupar os comerciais com essa função. Por outro lado, se considera que assim a sua marca pode passar despercebida, certamente poderá discutir com a organização a possibilidade de ter promotores a realizar a entrega dos presentes ou colocar no quarto antes do check in dos participantes.
  • Materiais de comunicação: pense muito bem o que pretende comunicar ao seu cliente e qual a melhor forma para o fazer. Estruture a estratégia de a-z. Não faz sentido ter um grande stand muito convidativo se este não transmite a mensagem ao seu cliente.
  • Atividade comercial: este evento tem uma grande vertente comercial, e como tal não só deve incluir na sua check list para o evento materiais que apoiem o discurso dos seus comerciais e onde os seus potenciais clientes podem obter mais informações acerca do seu produto/serviço, como talvez seja benéfico incluir um presente específico, original e memorável para as reuniões one-to-one.
  • Speaker: em função do tipo de patrocinador que representa, pode ter tempo para dar uma sessão no palco do E-commerce Connect. Apesar de obviamente o seu máximo objetivo ser dar a conhecer o seu produto, não se deixe levar somente pelo seu objetivo e tenha em consideração os interesses do seu público. Os participantes, mais do que saber que a sua empresa cresceu x% em apenas 2 anos, querem saber qual a dimensão do mercado em que atua, quais as principais dificuldades que sentiu/sente e que estratégias utiliza para as ultrapassar, o que exigem os seus clientes, etc. Trata-se principalmente de encontrar um equilíbrio entre a mensagem que pretende transmitir e aquela que os participantes gostariam de ouvir.

 

O que precisa de saber se pretende atender ao próximo E-comerce Connect como participante?

No E-commerce Connect encontra vários tipos de empresas, desde grandes companhias já bem estabelecidas no mercado, a startups que se acabaram de lançar e ainda estão a definir certas características dos seus produtos/serviço. Independentemente da tipologia da sua, não se recuse a ouvir o que as outras pessoas têm para dizer.

  • Ouvir com atenção: por mais hard selling que seja a abordagem de uma empresa, não finja e abane a cabeça. A nível de segmentação, o evento está bem conseguido e certamente haverá uma ou outra solução que podem contribuir para melhorar os seus resultados de alguma forma.
  • Networking: este evento vale a pena só pela quantidade de pessoas que vai conhecer. A grande maioria delas com um conhecimento de mercado elevado, experiência e cargos influentes no meio.
  • Update: para além dos momentos mais descontraídos, as sessões do E-commerce Connect são muito interessantes, diversificadas e na maioria dos casos explicitas. Desde novas ferramentas de otimização online, a soluções de pagamento ou de logística e operações, uma ampla gama de temáticas são abordados nesta conferência.
  • Boa disposição: seja durante as sessões, ao almoço ou ao final do dia, o que não falta no E-commerce Connect é boa disposição e gargalhadas.

Clique aqui para aceder ao website oficial do E-commerce Connect e manter-se a par de tudo.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce