Marketing e Negócio

Do multicanal ao omnicanal. Como chegar atualmente aos seus públicos?

A relação entre as empresas e os seus clientes mudaram radicalmente. Tudo desde que as novas tecnologias se fixaram na nossa sociedade. A chegada da Internet, das redes sociais e do e-commerce – entre outras coisas – levaram a que a relação entre o cliente e a empresa não tenha nada a ver com a tradicional. Favorecer a fidelização da empresa no que diz respeito ao cliente tornou-se um dos maiores objetivos. Por isso mesmo, devemos estar presentes em diversos espaços. É aí que entra em jogo um conceito que se está a converter como fundamental durante os últimos anos: o omnicanal.

Até há muito pouco tempo falava-se sobre a multicanalidade. Não obstante, e devido à evolução do cliente interligado, este conceito ficou desfasado. Chegou a omnicanalidade, um conceito que entende a comunicação com o cliente como algo imediato e repleto de informação e sobre o que deve ter em conta se quer triunfar com a sua loja online.

Omnicanalidade, assim pode ganhar o seu público

Desde há muito pouco, as empresas optavam pelo marketing tradicional ao invés do online. Não obstante, dado que queremos cultivar um novo tipo de relação com o cliente, chegou a hora de criar uma estratégia 360 que integre ambos os tipos de marketing. O objetivo deste tipo de campanhas é que os clientes se sintam representados com essa marca.

Por essa mesma razão, há que estar presente em todos os sítios. Desde as redes sociais até ao mundo offline. A sua loja online deve estar em todas as redes sociais e deve estar preparado para qualquer pergunta dos seus seguidores. Além disso, através destas plataformas também poderá conseguir novos apoiantes, por isso, seja amável, divertido e, claro, profissional. Ao mesmo tempo, lembre-se que deve facultar no seu perfil aos clientes outras formas destes contactarem consigo. Um endereço de e-mail ou um número de telefone pode ser uma grande utilidade nestes casos.

Como gerar experiências para melhorar a fidelidade do cliente

Por conseguinte, a omnicanalidade converte-se num conceito que tem como objetivo a construção de experiências. Experiências positivas que sirvam para criar uma ponte entre o cliente e a empresa para aumentar o prestígio da marca. Gerando uma sensação única ao cliente e fazendo-se distinguir da concorrência, fazendo com que a fidelidade dos clientes se torna cada vez maior.

Portanto, chegou a hora de unificar a relação empresa/cliente. Cada vez que o cliente necessite de ajuda, a empresa deve estar presente para solucionar o problema. Seja através das redes sociais, por e-mail, plataformas como o Skype ou o WhatsApp. Se o cliente obtém da empresa uma resposta simples, transparente e que até o satisfaça, vai voltar a recorrer à empresa sempre que necessite. Por essa mesma razão, a omnicanalidade converte-se num fator perfeito para melhorar a relação entre os clientes e a sua loja online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce