Marketing e Negócio Tecnologia e Inovação

Diferenças entre SEO on page e SEO off page

Podemos definir o SEO (Search Engine Optimization) como o conjunto de ações ou boas práticas que irão permitir à sua loja online ganhar relevância e visibilidade em browsers como o Google. O SEO é um grande aliado para o seu site, isto porque, aparecer nos primeiros resultados, é dizer que está à frente da sua concorrência, o que se traduz num incremento de tráfego orgânico e conversões em vendas.

As seguintes práticas aplicam-se on page e off page, ainda que ambas procurem atingir o mesmo objetivo de melhorar o posicionamento da sua página web.

SEO on page: Como o seu nome indica, trata-se de um conjunto de ações ou estratégias que se implementam na própria web para melhorar a sua optimização. As ações mais importantes são:

  • O conteúdo: é essencial que tenha um conteúdo optimizado e que o utilize de forma estratégica, aplicando palavras-chave relevantes para a sua área de negócio. A Google também valoriza a riqueza do conteúdo (no mínimo 300 palavras), contudo, o mesmo deve ser original e não oriundo de outros sites. É por isso que é recomendável ter um blog no qual vá publicando artigos com regularidade.
  • A velocidade de carregamento do site: desde 2010, a Google considera a velocidade de carregamento um fator essencial para determinar o posicionamento de uma página dentro dos seus resultados de pesquisa. Além disso, um site que carregue rapidamente proporciona uma boa user experience, reduzindo a taxa de rejeição. Se o seu site demora mais de três segundos a carregar, otimize o WPO mediante ações como a minimização de redirecionamentos, a utilização de imagens pouco pesadas ou a utilização de um código limpo e ágil.
  • As tags ou meta-tags: são fragmentos de código incluídos nas páginas web que os motores de busca lêem para determinar o conteúdo destas. As tags mais básicas são os meta-títulos e as meta-descrições que, além de estarem destinadas aos robôs dos browsers também servem para informar o utilizador do conteúdo pelo que estão diretamente ligadas ao aumento de tráfego: quanto melhor descrito o conteúdo, maior o interesse gerado.

SEO Off-Page: Trata-se de toda a ação implementada fora do seu site mas que o ajudará a melhorar o posicionamento do mesmo. Entre as ações mais relevantes, podem destacar-se as seguintes:

  • Linkbuilding: Se o seu site conta com conteúdo de qualidade, é provável que outras páginas se liguem com ela. O Google entende que quantos mais links a apontem (backlinks), mais relevante é. Assim, através do linkbuilding, o seu posicionamento de SEO irá melhorar.
  • Redes Sociais: É importante que a sua empresa mantenha perfis atualizador nas redes sociais, onde se encontra o seu público-alvo. Desta forma, os utilizadores irão partilhar os seus conteúdos, o que terá um impacto positivo no incremento de tráfego do seu site e das suas conversões.

Agora que conhece a diferença entre as estratégias e ações SEO on page e off page, é hora de descobrir qual delas é mais eficaz. Na verdade, ambas são. Combinando-as, tornará o seu site muito mais relevante.SE

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce