Marketing e Negócio Sin categoría

Dicas para uma página de produto perfeita

As compras online estão repletas de vantagens: são cómodas, práticas e permitem a aquisição de produtos em milhares de lojas sem que saia do lugar onde está. É precisamente por este último motivo que a importância das páginas de produto é cada vez maior.

No que toca ao e-commerce, quem compra não pode “tocar” no produto,  por isso, a informação que o acompanha é vital para gerar confiança a quem pretende adquirir algo numa loja online.

Pense numa boa ficha de produto como uma ferramenta de vendas. No canal online não contará com um comercial atento que saiba persuadir os clientes, muito menos com as características físicas que habitualmente captam a atenção dos consumidores no ponto de venda (mensagens no packaging, cores, dimensões, etc…).

Preste muita atenção e dedique-se a fundo à apresentação de informação útil e interessante. Hoje, damos-lhe algumas dicas sobre os pontos que deve incluir nas suas fichas de produto para que sejam perfeitas.

  • O preço deve ser sempre claro

De acordo com dados do Estudo e-commerce 2017 de IAEB, até ao ano anterior, o preço era o principal fator anunciado em vendas online. Além disso, a maioria dos utilizadores compara o valor de venda em vários sites antes de efetuar a compra, por isso, se o seu preço não é claro, a sua loja online será automaticamente descartada das opções.

  • Mostre o máximo que puder

Como já foi dito anteriormente, os seus clientes não podem ter contacto com o produto, como tal, deverá proporcionar-lhes imagens de todos os ângulos do mesmo e, se possível, uma visão 360º que inclua a opção de zoom para poder observar cada detalhe do produto: a textura de um vestido, os textos na caixa, etc… Se acompanhar cada item por vídeos de produto, terá tudo para garantir a compra.

Fornecer este tipo de informação, transmite confiança ao consumidor, sendo demonstrando transparência e cuidado com a sua loja online, transparecendo esforço para facilitar a decisão de compra dos seus clientes, sem medo de mostrar os produtos como estes são.

  • Quanto melhor for a apresentação, mais vai vender

Uma loja online não possui as mesmas vantagens que ter um vendedor experiente para dar aquele último “empurrão” aos clientes de modo a convencê-los a comprar. Como tal, o texto que acompanha os produtos da sua loja online devem cumprir essa função.

Lembre-se: deve ser claro e conciso, mas não há qualquer problema se lhe der um toque criativo que prenda o cliente e dê alguma personalidade à sua loja online.

Seja como for, é imperativo que a descrição reúna os seguintes pontos:

Nome do produto: parece óbvio, mas muitas lojas online cometem o erro de não serem específicas e utilizam nomes genéricos para os produtos, o que reduz a confiança do cliente. Caso os produtos não tenham um nome específico, coloque-o. Não só dará a sensação de ser um produto com maior identidade, como facilitará a procura caso o cliente esteja navegando e queira comprá-lo posteriormente.

Categoria de produto: tal como acontece com o nome do produto, também a categoria onde o mesmo se insere deve ser deixada clara e visível, pois ajudará a encontrar o produto e facilitará a procura de outros produtos semelhantes na sua loja online, o que, consequentemente, aumentará as chances de venda.

Unidades disponíveis: nada incomoda mais do que uma mensagem de produto esgotada depois de tomada a decisão de compra. Deve sempre ficar claro qual o estado do stock. Se existirem unidades disponíveis, o cliente ficará tranquilo, caso não existam, evitar-se-ão frustrações. E, no caso de existirem apenas últimas unidades, isso aumentará a urgência de compra.

Características do produto: os consumidores estão cada vez mais “inteligentes”, e os clientes on-line são especialmente conhecidos por obter o máximo de informações possível antes de comprar. É por isso que é importante que esclareça quaisquer dúvidas sobre o produto e que a sua loja online transmita sempre todas as características e especificidades técnicas de cada produto.

Exploração das vantagens e benefícios do produto: esta secção fará de si um “vendedor audacioso”. Explique, com brevidade, quais os pontos fortes do produto sempre com foco em convencer o cliente à compra.

Pontos fortes da marca: esta informação servirá para reforçar as vantagens. O principal objetivo é reforçar a confiança do cliente, deixando-o saber que existe uma boa marca por trás do produto. Por isso, é importante que, nesta secção, destaque tópicos como o serviço técnico ou a garantia dos produtos.

  • Converta a compra numa experiência social

A opinião do círculo de amigos e de outros utilizadores é muito importante no processo de fecho de uma venda online. Portanto, é essencial que a descrição do seu produto inclua a avaliação e a opinião dos clientes, o que evitará que os visitantes saiam da sua página para ver a opinião de outros utilizadores e ajuda-os a tomar uma decisão de compra e a aumentar a confiança na sua loja.

Além disso, não deve negligenciar as opções de social media, não devendo perder a opção de partilha do produto nas redes sociais.

  • Ofereça todas as informações de envio

Como afirmado no estudo da IAEB mencionado acima, desde este ano as opções de envio representam o segundo fator mais importante ao decidir sobre uma loja online. Portanto, se a sua loja online tiver várias opções de entrega, serviços especiais (como entrega num ServicePoint da DHL Parcel) ou qualquer outro recurso associado à recolha da encomenda, não hesite em fornecer essas informações desde o primeiro momento.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce