Marketing e Negócio

Dia da Mãe: Como planificar a sua campanha de marketing

O Dia da Mãe é uma das celebrações do ano em que se compram mais presentes. Não importa qual o seu público, objetivo ou tipo de produto que vende, com um pouco de estratégia e planificação, pode tirar partido da demanda existente neste dia e dar um bom “empurrão” às suas vendas. De seguida, deixamos-lhe conselhos práticos para planificar uma estratégia de marketing que o ajudará a obter melhores resultados de vendas nesta data festiva.

Planifique: recomendamos que comece a planificar com tempo, para ter todos os materiais de marketing disponíveis uma ou duas semanas antes do primeiro domingo de maio. As estatísticas demonstram que a maioria dos presentes do Dia da Mãe são comprados nos dias anteriores e, até mesmo, no próprio dia. Planifique a campanha para alcançar o auge de intensidade nos quatro dias anteriores à data em questão.

Prepare o seu site: não é suficiente adicionar um header alusivo ao Dia da Mãe. Para facilitar a navegação dos seus potenciais compradores, crie uma secção especial que inclua os produtos mais adequados e todas ofertas para este dia. As plataformas de e-commerce mais populares, como Magento, Shopify ou Prestashop, oferecem modelos e temas especiais para o Dia da Mãe, mas se procura uma solução mais simples, pode criar uma nova categoria específica para este dia.

Redes sociais: as redes sociais são a ferramenta perfeita para criar expectativas e atrair tráfego à sua loja online. Os passatempos em que o público contribui com seu próprio conteúdo funcionam muito bem, oferecem conteúdo gratuito e os próprios participantes promovem o conteúdo entre seus amigos e seguidores. Plataformas como o Agora ou o Woobox permitem que crie passatempos e sorteios no Facebook e monitorizar o seu desenvolvimento. Se ainda não tem uma página no Pinterest, pense em criar uma: embora não seja uma das redes sociais mais populares, é perfeita para criar quadros e conteúdo visual com seus produtos e direcionar clientes para sua página. Mas se você realmente quer alcançar um público mais jovem, o Instagram é a plataforma em que você deve estar, não apenas por causa da ligação ao Facebook e alta popularidade, mas porque pode apoiar-se em influenciadores que podem ajudar sua empresa.

Ofertas: crie ofertas específicas para este dia. O Dia da Mãe é uma boa ocasião para criar cabazes de produtos onde pode juntar os produtos mais atrativos com outros que se vendem menos e, assim, dar-lhes saída. Também é uma boa ideia ter descontos até uma determinada data, de forma a criar um sentimento de urgência e forçar as vendas.

Planifique o transporte: nesta celebração é especialmente importante que os presentes cheguem atempadamente. Confirme com a sua empresa de transporte os prazos limite de entrega e recolha e assegure-se que os seus clientes recebem essa informação: não há nada pior que esperar por um presente que não chega. Tenha em conta os mais atrasados e assegure-se de que tem a capacidade de organizar os envios dentro dos prazos acordados.

Segundo as últimas estatísticas, são gastos aproximadamente 30 milhões de euros em presentes para o Dia da Mãe, uma quantidade que merece ser tida em conta na hora de planificar o esforço extra que representa a campanha deste dia. Se ainda não pôs a sua campanha “em marcha”, pense nos atrasos e que está sempre a tempo de organizar algo especial para as compras de última hora, que são a maioria.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce