Ambiente Marca

DHL e StreetScooter apresentam carrinha de célula de combustível

No GreenTech Festival em Berlim, a DHL e a subsidiária da DHL / Deutsche Post, StreetScooter, anunciaram a sua cooperação no desenvolvimento do ‘H2 Panel Van’. A carrinha será a primeira carrinha elétrica de 4,25 toneladas alimentada por célula de combustível de hidrogênio – permitindo um alcance de até 500 quilómetros.

A DHL já encomendou 100 veículos com célula de combustível H2 Panel Van programados para chegar a partir de 2020.

A carrinha tem uma capacidade de carga de mais de 10 metros cúbicos, que a DHL diz que equivale a aprox. 100 encomendas. Com uma carga útil máxima de mais de 800 kg, a H2 Panel Van atinge um peso máximo admissível de 4,25 toneladas. A carrinha tem uma velocidade máxima de 120 km/he e a bateria incorporada tem uma capacidade de 40 kWh. Como o nome H2 indica, a carrinha também tem uma célula de combustível de 26 kW e um tanque de hidrogénio com um volume de seis quilos. Na Alemanha, motoristas com uma licença regular podem operar a H2 Panel Van

Fabian Schmitt, diretor técnico da StreetScooter GmbH, explicou que “Estamos convencidos de que a célula de combustível se tornará um componente cada vez mais importante no mercado de mobilidade. Com a H2 Panel Van, a StreetScooter abre outro capítulo da sua história de inovação e entra numa nova fase de crescimento”.

A H2 Panel Van é baseada no veículo de entrega StreetScooter WORK XL utilizado pela DHL Parcel. Tal como acontece no caso mencionado anteriormente , a H2 Panel Van será realizada em colaboração com a Ford. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestrutura Digital (BMVI) como parte do seu Programa Nacional de Inovação de Hidrogénio e Tecnologia de Célula de Combustível (NIP II).

A DHL será utilizadora exclusiva do novo veículo. O Grupo atualmente não tem planos de vender a H2 Panel Van a terceiros fora do Grupo Deutsche Post DHL.