Marketing e Negócio

Como determinar o melhor modelo de negócio para a sua loja online?

O modelo de negócio é uma das muitas decisões que terá de tomar para começar com o pé direito a sua aventura empreendedora. Conhecer o seu target, saber que tipo de produto ou serviço oferece e como pretende competir no mercado, são elementos chave na hora de definir um modelo de negócio apropriado. Ao tratar-se de e-commerce, a sua estratégia mede-se com base nas vendas, como tal, devem considerar-se vários fatores.

Sem dúvida que as características, preferências e necessidades do seu público-alvo são fatores chave para a seleção do modelo de negócio. Não deixe de tomar esta decisão, uma vez que, conduzirá o seu negócio online num bom caminho.

O target e o produto como fatores chave da sua loja online

A primeira coisa a ter em conta é saber a quem nos dirigimos: definir o nosso target. Para tal, é necessário distinguir os dois grandes modelos que governam o mercado: o comércio B2B (business-to-business) e o B2C (business-to-consumer). O primeiro refere-se a um modelo de negócio, segundo o qual, uma empresa vende produtos a outra. A desvantagem deste modelo é que, logicamente, existem menos empresas a comprar. Em contrapartida, no comércio B2C, as empresas vendem diretamente ao consumidor final, aquele que vai utilizar o produto.

Tal como mencionámos anteriormente, também é necessário conhecer bem o seu negócio. Saber o que disponibiliza ao seu target fará com que opte por um modelo ou por outro. Para tal, é preciso realizar uma análise aprofundada sobre o seu produto ou serviço. Podem ser produtos virtuais ou físicos. Estes últimos, costumam ser mais comuns no mercado online mas apresentam desafios como o espaço de armazenamento. Em contrapartida, os produtos digitais, gozam da vantagem de não ser necessário armazená-los, no entanto, implicam lidar com a pirataria. A venda de serviços é cada vez mais comum no comércio online, tendo o serviço ao cliente como ferramenta principal.

Como optar por um modelo?

Existem modelos para todo o tipo de negócios. Publicidade online, subscrição limitada e ilimitada, freemium, premium, modelos colaborativos… uma infinidade. Cada um deles permitirá atingir mais fácil e economicamente um público-alvo específico. É muito importante selecioná-lo cuidadosamente antes de começar a vender online: dependendo das necessidades do seu negócio, opte por aquele que melhor se adapta ao seu caso.

Definitivamente, somos o nosso negócio, como tal, deve estar bem claro que a forma como nos expomos deve basear-se num estudo prévio à atividade. Esperamos que tenha lido este artigo com atenção: o seu futuro enquanto empreendedor está em jogo. Decida, o quanto antes, o modelo que pretende implementar para apoiar a construção do seu negócio e conduzi-lo ao sucesso.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce