Marketing e Negócio

Conselhos para o design da sua loja online

Chegado o momento de desenhar a sua loja online ou de lhe dar um novo look, por onde começar? Instintivamente, pensará primeiro nas cores, naquilo que quererá salientar ou em incluir vídeos e complementos que lhe acrescentem dinamismo. Mas será mesmo isso que realmente necessita para que o design do seu site seja funcional e atrativo.

Qual será a estrutura do seu site?

Pense em que elementos irão compor a sua página e como irá colocar a informação na mesma antes de se dedicar à escolha de um template. É certo que, no caso das lojas online, a maioria das estruturas apostam num header, menu superior e/ou por num banner (que por vezes poderá ser um slideshow) e, logo abaixo, os produtos distribuídos de diversas formas, seja por relevância, descontos ou categorias.

O normal, para facilitar a funcionalidade aos utilizadores, é optar por uma estrutura que se assemelhe à anterior, contudo, de qualquer forma, não se esqueça de pensar na opção que servirá melhor as suas necessidades. Terá de ter em conta se o seu menu de categorias é grande ou pequeno. Se for pequeno, poderá mostrá-las todas, se for grande, é recomendável optar por um botão que as abra automaticamente ao passar o cursor por cima. Poderá também escolher, por exemplo, se quer que as subcategorias estejam ou não visíveis.

Com base em tudo isto, poderá começar a dar forma à estrutura da sua loja online. Para isso, é importante ter em conta que páginas incluirá. Por exemplo, se possui um blog, poderá ser interessante reservar-lhe um espaço na à entrada do site para que sejam mostrados os conteúdos mais recentes do mesmo.

Um ponto chave que não pode faltar no seu design é que este seja responsive, visto que cerca de 40% dos acessos à internet são feitos através de dispositivos móveis. A maioria dos templates que se encontram no mercado já incluem esta funcionalidade e, entre elas, encontrará opções gratuitas e pagas, dependendo das características que pretenda ver implementadas no seu site. Tenha presente que os gestores de lojas online como o Woocommerce ou o Prestashop contam com uma vasta quantidade de templates disponíveis.

A parte visual da sua loja online

Uma vez pensada a estrutura da página e em como organizar o seu conteúdo, é momento de pensar na parte mais estética da mesma. É importante manter a imagem de marca, que o logo seja visível e ter à mão o manual de normas da marca, caso este exista.

No que respeita a imagens, estas deverão ser um dos pontos fortes do site, visto serem elas as encarregues de despoletar um sentimento de atração ao utilizador. É recomendável que sejam grandes e que os produtos sejam reconhecíveis.

Não se esqueça de que é importante que o design do template seja personalizável a uma elevada escala, permitindo assim adaptar-se às diferentes necessidades que possam surgir. Por exemplo, não irá querer um banner superior permanentemente visível no seu site, contudo, em ocasiões específicas como no black friday ou na época natalícia, será importante ativar e utilizar essa funcionalidade.

Além disso, a  maioria dos templates permite escolher e adaptar os estilos, bastando para isso indicar a linha de tons a seguir na maioria dos campos. Para escolher o estilo a utilizar, pense na tonalidade da sua empresa mas também naqueles que se podem destacar mais de modo a chamar à atenção do comprador.

Uma vez decidida a estrutura e a sua estética, é o momento de olhar para as diferentes opções que possui ao seu dispor. Seguramente irá encontrar uma que se adapte às suas necessidades mesmo que não seja perfeita. O melhor conselho que podemos partilhar é o de escolher templates minimalistas que destacam o conteúdo e facilitam a navegação.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce