Marketing e Negócio

Conheça o GeoMarketing, uma técnica que o vai colocar no mapa!

Especialmente no mundo do e-commerce, as tendências efetivas que geram maiores vendas e que oferecem aos consumidores melhores experiências de compra vão mudando com o passar do tempo. Por isso, surgem novas tendências acompanhadas por interessantes inovações de tempos em tempos. Tanto o e-commerce em si como cliente deveram adaptar-se. Uma destas inovações é o Geomarketing.

Siga estas inovações do mundo do e-commerce

Conheça o comportamento dos seus clientes com o Geomarketing

O Geomarketing é uma disciplina que trabalha com bases de dados especiais que ajudam à tomada de decisões. Trata-se de saber onde se encontram os clientes, onde estão as empresas ou de como otimizar rotas. É dizer que toda a informação tem um componente geográfico que ajuda à análise e promoção de empresas e territórios.

Quando se trabalha com bases de dados, por exemplo de clientes, recursos turísticos, vendas, empregados, etc… se lhe acrescentar uma componente espacial, poderá analisar também localização das variantes no mapa.

Este tipo de ferramenta utiliza-se particularmente em dispositivos móveis e centra-se em ativar uma notificação automática a todos os clientes/utilizadores que se aproximam de uma loja física. Esta técnica é um grande impulso para a industria, dado que combina as compras online e offline.

Uma das principais premissas de todo o e-commerce é conhecer os hábitos e características dos consumidores. Por isso, uma boa forma de se aproximar dos utilizadores mais jovens será fazer uma utilização adequada das redes sociais.

Net-a-Porter e Zappos são dois grandes exemplos internacionais de Geomarketing, onde é possível observar o comportamento dos clientes em tempo real.

A Zappos foi uma das primeiras empresas a unir o Geomarketing com as redes sociais ao dispor de um mapa no qual era possível identificar as vendas dos seus produtos em tempo real num determinado território.

O Net-a-Porter é uma loja online que utiliza a Geolocalização com os produtos disponíveis, dando primazia à compra direta através da internet ao cruzar o mapa com a loja online.

Qual é o futuro do Geomarketing? De acordo com Gérson Beltrán, Geomarketing Strategist & CMO na Play&go experience, o Geomarketing é tudo para o futuro, “a componente geográfica é uma das dimensões naturais do ser humano,a outra é a temporal”. Além disso, hoje em dia, com o Big Data, “é necessário analisar diferentes ferramentas como os sistemas de informação geográfica. Tanto empresas como administrações necessitam de utilizar técnicas de geomarketing para segmentar o grande volume de informação existente”.

Personalize a experiência de cada consumidor

Obter dados da sua audiência é fulcral, de tal forma que apenas lhes seja apresentado aquilo de que gostam. Por isso, é muito importante conhecer os seus hábitos, gostos e características, de modo a gerar um vinculo entre a loja online e o consumidor. Todos estes dados se adquirem em função de compras anteriores, interações sociais e pesquisas na internet.

Dê-lhes a oportunidade de fazerem parte de algo

A co-criação é um exercício colaborativo entre empresas e clientes, baseado na confiança e na colaboração, que se centra na troca de bens, serviços e, inclusivamente, conhecimento. No que a esta tendência diz respeito, um cliente não só é capaz de comprar o produto desejado, como ter a oportunidade de participar no seu processo de criação. Isto permite abrir um canal de diálogo com o cliente que interage e acrescenta valor à organização.

A revolução do mundo digital está a alterar a forma de comunicar e todos os comportamentos de modo geral, graças ao crescimento tecnológico. As lojas online fazem parte de um mundo em que o background digital se mistura com o físico. Atualmente, esta evolução, dita as inovações e as tendências que farão com que se destaque da concorrência.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce