Tecnologia e Inovação

Conheça as mais recentes inovações nos envios de e-commerce

O mundo tecnológico avança a passos largos. Tanto é que, a cada ano nos surpreendem com novos projetos que parecem saídos de um filme de ficção científica. Relativamente ao mundo do e-commerce, as tecnologias inovadoras mais recentes prometem criar uma experiência mais rápida e msis amigável para o utilizador. Como é lógico, é muito importante que os productos se entreguem ao cliente dentro do tempo estipulado e, aqui é onde entram e  jogo as inovações tecnológicas nos envios das invoações sobre as quais vamos falar.

Envios aéreos e terrestres

  1. Com recurso a drones

Nos dias de hoje, os drones estão muito familiarizados na nossa sociedade. Tanto é que se utilizaram em numerosas indústrias (militar, médica, de lazer…) e, últimamente deu-se um impulso para utilizar estes dispositivos nos envios do comércio eletrónico com o fim de atingir um único objetivo: economizar tempo e dinheiro.

Os tipos de produto que beneficiam muito com esta tecnologia são a medicina e a alimentação, uma vez que a maioria dos drones suportam quase três quilos de armazenamento. Por tanto, este tipo de envio podería garantir que os consumidores recebam mantimentos de emergência em poucas horas. Serão os drones, no futuro, tão comuns como os camiões de distribuição?

 

Roger Persiva, jornalista e piloto de drones, pensa que os drones têm todas as possibilidades do mundo. “Necessita-se de impulso legislativo e muita mais investigação para melhorar a segurança e a autonomia dos drones, mas isso resolver-se-á e os drones farão envios para e-commerce de forma rotineira em vias expicíficas para o efeito”.

 

Para Aníbal Ollero, catedrático de Robótica da Universidade de Sevilha, a agricultura é um dos nichos que experimentará um maior desenvolvimento especialmente no campo da robótica aérea, graças à cada vez maior utilização de drones. Os valores de crescimento neste setor “são abismais”. De facto, segundo datos da «International Federation of Robotics», em 2014 venderam-se no mundo mil milhões de dólares em aplicações robóticas para uso no terreno e mais de 6.400 robôs. Mas a previsão para 2019 é alcançar vendas de quase seis mil milhões de dólares em aplicações robóticas e 34.600 robôs para colocar no terreno. No que respeita aos drones, as perspetivas de crescimento também são de destacar e espera-se que o mercado possa chegar até um total de 82.100 milhões de dólares entre os anos de 2015 e 2025.

  1. Através de dróides

Estamos perante o que podería ser um dos melhores modelos de entrega do futuro próximo. Os robôs terrestres (o droides), são veículos não tripulados e completamente elétricos que se movenm graças às suas seis pequenas rodas a uma velocidade máxima de seis quilómetros por hora e suportam o peso de cerca de 10 quilos.

Alguns pensarão que não é uma ideia muito segura mas estes dróides têm um compartimento bloqueado que só o poderá desbloquear o cliente que tenha recibido a encomenda. Além disso, estão dotados de alarmes e é até possível que um operador possa tomar o controlo deste dispositivo e, também, falar através do micrófone. Este modelo está surgindo lentamente como uma confiável plataforma de envios.

  1. Hyperloop

Tranferir materiais à velocidade do raio por um tubo? Hyperloop é o nome comercial registado pela empresa de transporte aeroespacial SpaceX, para o transporte de passageiros e mercadorias em tubos sob vácuo a alta velocidade. Ainda que que seja um projeto, é algo que já se provou, que realmente o estão a estudar e que, de progradir, alteraría por completo o mundo do envio direto.

De facto, a fundação Everis entregou o galardão à startup espanhola Zelero, um grupo de engenheiros espanholes que está a desenvolver a tecnologia para construir o veículo do sistema de transporte “Hyperloop”.

O júri avliou a Zelero pela sua proposta de converter a Europa numa potência no desenvolvimento de novas tecnologias de transporte disruptivas. A implementação da sua ideia permitiria a viagem de pessoas e mercadorias a mais de 1.000 km/h de uma forma sustentável a través de um tubo despressurizado, combina as mejores prestações da indústria aeronáutica e ferroviária.

A necessidade de acelerar a entrega entre clientes e retalhistas de comércio electrónico é, já, uma realidade, os consumidores já não querem esperar uma entrega que pode levar días ou semanas: querem os seus artigos  o mais prontamente possível. Em suma, as empresas combinarão os métodos tradicionais e estas inovações tecnológicas para proporcionar os melhores serviços aos seus clientes.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce