Marketing e Negócio
Consequentemente, uma presença online com impacto ganha especial importância para quem trabalha em e-commerce, portanto a tarefa de angariar mais seguidores para as páginas traz muitos benefícios para a marca em si e para a loja online. Porém, para fazer face à urgência de aumentar o número de seguidores, têm vindo a surgir opções capazes de aumentar exponencialmente os mesmos, mas de forma pouco ética, resultando muitas vezes numa audiência fantasma.
Comprar seguidores para as redes sociais compensa realmente? Descubra os prós e contras do uso deste tipo de tácticas na sua estratégia de redes sociais.
Seguidores à venda: há empresas que aproveitaram um nicho de mercado no mundo dos seguidores e especializaram-se na venda de packs de seguidores. Embora algumas os ofereçam como seguidores reais, na realidade, quem os compra nem sempre sabe o que está a comprar. Por detrás dos seguidores comprados por vezes não está nenhuma pessoa real, tratam se de contas fantasma ou bots.
–Números suspeitos: podemos descobrir uma conta falsa ao analisarmos os números dessa conta. Se, ao entrar no perfil de um determinado usuário, o mesmo tiver poucas publicações, mas segue milhares de contas o mais provável é que seja um bot.
-Crescimento brusco: se um perfil apresentar um aumento repentino de seguidores, pode ser sinal de que os mesmos tenham sido comprados.
-Poucas interacções: quando uma conta tem muitos seguidores mas muitos poucos likes, comentários e partilhas nos seus posts, o mais provável é que a maioria da sua audiência tenha sido comprada.
-Ferramentas: existem também diversas ferramentas online que conseguem detectar perfis susceptíveis de serem falsos.
Vantagens e desvantagens:
A vantagem de comprar seguidores é muito evidente: ganhar notoriedade num abrir e fechar de olhos e dar a entender que a marca é mais popular e tem um maior alcance do que tem na realidade. Contudo, existem também uma série de inconvenientes.
-Comprar seguidores é “fazer batota” e, caso a marca seja descoberta, pode trazer danos reputacionais muito grandes para a mesma.
-Os responsáveis das redes sociais estão conscientes deste tráfico de seguidores, e sempre que detetam crescimentos suspeitos podem interpretá-lo como SPAM, bloquear a conta e eliminar os seguidores da mesma.
-A audiência fantasma apenas permite aumentar o número de seguidores e não acrescenta na realidade nenhum valor à comunidade de uma marca, uma vez que não contribui com interacções.
O fácil pode sair caro: no mundo das redes sociais, onde a popularidade se mede em followers e likes, a tentação de aumentar a comunidade de forma rápida está sempre presente. Porém, como vimos , é bastante identificar uma conta com seguidores comprados e ser apanhado pode ter danos consideráveis para quem praticar tais acções. Mesmo que, em determinado momento, tenha a tentação de aumentar de forma rápida e significativa os seguidores da sua empresa nas redes sociais deve pensar duas vezes. Não só irá estar a levar a cabo uma actividade pouco ética, que pode fazer com que os seus seguidores reais se sintam enganados e decepcionados. Esforce-se para conseguir seguidores reais, vai demorar mais tempo, mas os trabalho será recompensado com uma comunidade interactiva e com mais possibilidades de rendimento para a sua marca.