Marketing e Negócio

Como ser bem sucedido nas campanhas sazonais

Com o crescente auge do e-commerce têm surgido novas datas chave ao longo do ano e que são aproveitadas para que se leve a cabo promoções, aumentando assim as vendas.

Estas datas festivas ou sazonais são o palco perfeito para o chamado marketing sazonal. Trata-se de um tipo de marketing que lhe permitirá investir mais recursos e fazer uma planificação mais acertada. Desta forma, poderá aproximar-se mais dos seus clientes e possíveis clientes nas datas mais importantes do calendário, sendo estas decisivas para estabelecer um padrão de consumo entre eles.

Com o impulso das vendas online, em particular via mobile, surgiram outras datas que se somaram a este “calendário festivo” de modo a realizar descontos e ofertas na internet. A Black Friday e a Cyber Monday são uma amostra disto mesmo. Outro exemplo que vale a pena mencionar é a estratégia utilizada pelo gigante do e-commerce chinês Alibaba que, em 2015, conseguiu aumentar as suas vendas em 60% face ao ano anterior graças à criação do dia dos solteiros.

As campanhas sazonais, como as que ocorrem no verão ou no Natal, pressupõem um crescimento exponencial das vendas para qualquer loja online, sendo que aqui, a conversão de visitas para compras é praticamente garantida.

Trabalhar com margem suficiente e planear

Os consumidores reagem aos dias festivos de uma forma previsível, por isso, se tem uma loja online, terá de saber aproveitar este facto em seu benefício ao adicionar à sua proposta uma mensagem única e relevante.

A sazonalidade tem um comportamento diferente em cada setor, já que depende da tipologia do produto ou serviço que se disponibiliza e de quando se consome mais. Além disso, há que acrescentar os novos hábitos de compra, cada vez mais alargados graças aos smartphones.

No início de cada ano, deverá ter as suas campanhas sazonais devidamente estruturadas para que nada falhe quando chegar o momento de as implementar. Convém, igualmente, trabalhar o SEO com antecedência, já que os resultados de um bom posicionamento em motores de busca não surgem de um dia para o outro.

Outra das vantagens a retirar das campanhas sazonais é que estas datas particulares no calendário possibilitam a chegada a mercados especializados mediante a associação com empresas relacionadas com as quais pode complementar os seus produtos. Adicionalmente, poderá aproveitar a chegada das diferentes estações do ano, com um novo clima e novos hábitos, de modo a individualizar ações e focar-se em lançar promoções ou descontos personalizados de acordo com a época.

SEO e Marketing de Conteúdos, dois pilares estratégicos nas campanhas sazonais

O SEO para e-commerce e marketing de conteúdos é uma das principais bases para campanhas sazonais. A maioria dos compradores pesquisa na internet antes de efetuar a sua compra, seja com o objetivo de consultar as opiniões de outros consumidores ou informação detalhada sobre o produto.

Isto abre uma janela de oportunidade excelente para as empresas que se saibam posicionar bem graças à escolha das melhores palavras de pesquisa no seu mercado, surgindo assim nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa, atraindo o potencial cliente.

Nas redes sociais, as campanhas de videomarketing no Youtube e o investimento em Adwords (SEM) são outras das melhores apostas a concretizar.

O primeiro passo é desenvolver um plano anual para traçar, posteriormente, uma estratégia em concordância com cada momento festivo do ano e assegurar-se de que não perde oportunidades de negócio.

Dependendo da natureza dos produtos e serviços que disponibiliza na sua loja online, deverá definir as campanhas e as épocas que mais lhe interessam para levar a cabo uma campanha de marketing online de sucesso.

 

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce