Marketing e Negócio

Como promover os seus produtos no Facebook: Guia básico de Facebook Ads

Com a descida drástica de valores nos resultados orgânicos do Facebook, o gigante criado por Mark Zuckerberg está a obrigar as empresas a aumentar os seus investimentos em publicidade para garantirem visibilidade. Se o seu alcance orgânico está abaixo dos 5% e nunca realizou nenhuma campanha de Facebook Ads, apresentamos-lhe, neste artigo, os pontos-chave para começar a promover os seus conteúdos no Facebook.

Defina os seus objetivos: Antes de definir a sua campanha de Facebook Ads, deve decidir que resultados pretende obter. O Facebook permite a criação de anúncios para levar utilizadores até à sua página na rede social e conseguir mais seguidores ou então levar tráfego até à sua loja online ou a landing pages especificas. A forma mais direta de aumentar as suas vendas é levar o seu target a páginas com ofertas específicas e adaptar o conteúdo do anúncio ao mesmo.

Segmentação: o melhor dos anúncios no Facebook é a possibilidade de segmentar de forma extremamente definida o publico a que se pretende dirigir. Pode segmentar o seu público-alvo por faixa etária, graduação académica, interesses e até comportamentos. Também é possível optar por uma segmentação definida a ponto de incluir ou excluir utilizadores em particular. Além disso, todos estes segmentos incluem múltiplas opções de subsegmentação. O Facebook permite, igualmente, simplificar todas estas opções e gerar audiências personalizadas a partir do público que interagiu com os seus conteúdos.

O píxel do Facebook: O Píxel do Facebook é uma opção bastante eficaz que lhe irá permitir a utilização de estratégias de retargetting para apresentar a um utilizador específico anúncios igualmente específicos sobre os produtos pelos quais o mesmo mostra interesse. Assim, as probabilidades de conversão multiplicam-se consideravelmente. Possuindo uma conta de anúncios no Facebook, a plataforma, proporciona-lhe automaticamente o píxel que terá de acrescentar ao código do seu site. Para adicionar eventos como a página de compra ou a página onde adiciona artigos ao carrinho é necessário alterar o código píxel, o que requer, por vezes, a ajuda de um developer.

Opções de investimento: O Facebook Ads proporciona controlo total sobre o seu investimento para anúncios. Tem três opções de investimento: Custo por Mil Impressões (CPM), custo por clique (CPC) e custo por ação (CPA). Se o seu objetivo é vender, a opção mais pertinente será a segunda (CPC). A opção de custo por impressão não é muito recomendável pois irá pagar por todos aqueles que visualizarem o seu anúncio, independentemente de terem ou não clicado no mesmo. A última destas opções está destinada a anúncios que procuram angariar seguidores para a página de Facebook ou download de aplicações.

Os anúncios no Facebook não são baratos e, o investimento diário dos anunciantes torna-se rapidamente escasso. A boa notícia é que poderá iniciar-se nos seus investimentos online com anúncios simples e um baixo investimento, aprendendo com os relatórios de anúncio apresentados pelo Facebook para ir ajustando as suas opções aumentando assim a sua eficácia.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce