Marketing e Negócio

Como o cross selling o pode ajudar a vender mais

Uma das principais razões para um cliente ser fiel à marca é o grau de satisfação que esta lhe dá em cada uma das suas experiências. Assim, existem diferentes estratégias que se adaptam ao plano de negócio estabelecido.

O importante não é ter novos clientes, se estes não voltarem a fazer compras na nossa loja.

A venda cruzada é uma técnica que consiste em vender mais produtos para gerar um valor acrescentado para o nosso cliente, ou seja, dar ao nosso público produtos relacionados com aquilo que já comprou para o bom funcionamento do mesmo ou, simplesmente, para complementá-lo. Tomamos como exemplo, um consumidor que compra um telemóvel e de seguida compra uma capa para o mesmo. Assim, iremos de seguida falar sobre o cross selling, também conhecido como venda cruzada.

A FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS

O grande aumento das vendas na Internet faz com que o cross selling passe por um ótimo momento. O objetivo principal desta estratégia é aumentar as receitas do nosso comércio, aumentando a venda dos nossos produtos ou serviços. Escolher o momento-chave para lançar uma nova oferta é vital no processo da venda cruzada. Além disso, quantos mais produtos ou serviços oferecermos com sucesso ao nosso cliente, mais nos ajudará a obter um melhor conhecimento do mesmo. Graças a isso, serão gerados indicadores de vendas novos e mais produtivos.

Quando se fala sobre cross selling, entra em jogo o grande debate entre a qualidade e a quantidade, pedimos ao cliente que gaste mais dinheiro, gerando valor acrescentado para justificar o seu gasto extra.

Como o cross selling pode ajudá-lo a vender mais

 

Um consumidor que obtém tudo o que precisa da mão de um único fornecedor sempre será mais leal ao seu negócio do que outro que tem de ir à concorrência para atender as suas necessidades.

Técnicas de cross selling mais populares

Neste tipo de estratégias, o cliente é a pessoa mais importante. Ao produzir produtos complementares é necessário ter em conta, que estes devem ter um custo menor para que não seja um obstáculo à compra. Uma boa maneira de fazer com que a sua venda cruzada se efetive, é personalizar a mensagem, de modo a motivar o consumidor, utilizando os seguintes exemplos: “recomendamos”, “pode estar interessado”, “para si” …
Evite oferecer produtos desnecessários, o maior erro que pode cometer é sugerir produtos que não interessam ao seu cliente. Conhecer o público-alvo é fundamental para definir de imediato o interesse dos seus clientes. Um dos métodos mais eficazes é o Lead Scoring. Esta técnica consiste em identificar os diferentes tipos de clientes com o objectivo de lhes fazer chegar a informação certa e a que mais lhes interessa.
Aumente o seu negócio, acrescendo a sua receita e a fidelidade dos clientes. Junte-se ao cross selling.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce