Tecnologia e Inovação

Como fazer SEO local

Se tem uma loja física, talvez esteja interessado em dar um passo mais além no desenvolvimento do SEO geral, pois as pesquisas em dispositivos móveis para encontrar estabelecimentos próximos à localização geográfica do utilizador através da aplicação Google, há anos que se tornaram nas mais importantes e numerosas. Se ainda não sabe o que é nem como aplicar este modelo de SEO, explicamos-lhe o que é de modo a conseguir que as pessoas que se encontram perto da área do seu negócio, possam dar um salto até si.

Tendências mobile em crescendo: a comScore realizou um estudo sobre o uso de telemóveis e as novas tendências do comportamento online em 2017. Um dos resultados mais notáveis desta pesquisa é que no ano passado o telemóvel foi selecionado como o primeiro dispositivo a nível mundial para navegar na internet. Este estudo também estima que mais de 30% do público espanhol é exclusivamente utilizador mobile, 5% a mais do que no ano anterior. Além disso, e de acordo com o Google, nesse mesmo ano, mais de metade das pesquisas em todo o mundo foram feitas a partir deste tipo de dispositivo.

Em que consiste o SEO local: devido à tendência crescente do uso de dispositivos móveis, o SEO local tornou-se especialmente relevante. Essa otimização local para os motores de busca pode ser definida como um conjunto de técnicas que têm como objetivo que os potenciais clientes de uma empresa, que estão à procura de algo em particular em determinado local, encontrem o site da referida marca no momento certo e de acordo com sua geolocalização. Um exemplo muito comum é o de uma pessoa que quer encontrar um restaurante próximo para comer, para o qual ela faz uma pesquisa no Google a partir do seu telemóvel. Nos resultados aparecem restaurantes perto da sua localização. Magia? Não, SEO local.

SEO local é para todos?: A resposta é não. O SEO local é altamente recomendado para todas as empresas que possuem lojas físicas. Se, pelo contrário, você tem uma loja online e só vende pela internet, não invista energia nele e foque-se apenas no SEO geral.

Como melhorar: há certos elementos que recomendamos serem desenvolvidos e adaptados ao seu site ou a pesquisas em dispositivos móveis e aproveitar ao máximo as estratégias locais de SEO. Entre eles, destacam-se:

  • Keywords: é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para dispositivos móveis, a fim de averiguar de que forma os utilizadores realizam pesquisas a partir deste tipo de dispositivos.

 

  • Google My Business: trata-se de uma ferramenta gratuita do Google. Mais especificamente, é um diretório de empresas para o qual é essencial registar-se se quiser que a sua empresa tenha uma forte estratégia de SEO local. Só precisará de preencher uma ficha com todos os detalhes da sua empresa para registá-la.

 

  • NAP: este acrónimo corresponde à sigla em Inglês Name, Address e Phone, ou seja, nome, endereço e número de telefone do negócio, para ser incluído em vários lugares, sendo imprescindível que apareça na própria página web e no guia Google My Business. É muito importante que os dados apareçam sempre escritos da mesma maneira, respeitando letras maiúsculas, pontos, etc. Se, por exemplo, introduzir Av. em vez de Avenida, deverá aparecer da mesma maneira em todos os portais e aplicações em que foi escrito, para impedir que o Google interprete endereços diferentes.

Trabalhar com SEO é essencial para um site, mas se ele também pertencer a uma empresa ou marca que tenha uma loja física, é altamente recomendável e benéfico que também otimize o SEO local. Desta forma, pode criar uma ponte entre on-line e off-line e atrair potenciais clientes para o seu estabelecimento a partir da Internet.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce