Gestão e Logística

Como fazer com que a sua loja online seja segura

Hoje em dia, o comércio eletrónico (ou e-commerce) é a forma mais cómoda de adquirir o produto ou serviço desejado sem sair de casa ou, até mesmo, em qualquer lugar, com o seu próprio smartphone. Por conseguinte, a sua loja online deve transmitir total segurança ao utilizador, já que este deposita a sua confiança fornecendo os seus dados bancários na rede. Continue a ler esta série de parâmetros que vamos expor para que o seu negócio online seja mais fiável para os seus clientes.

Tudo parte de um URL seguro

O primeiro que há que ter em conta num negócio é a segurança do utilizador. Para isso, deve ter sempre presente os protocolos de segurança utilizados tanto na própria página web com na URL (ou link). Como já é possível observar em diversas ocasiões, as páginas web básicas utilizam o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) orientado a transaciones e segue o esquema de solicitação-resposta entre um cliente e um servidor. Este sistema, ao contrário do protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), é inseguro e está exposto a ataques. Em troca, o sistema HTTPS possui uma comunicação entre o seu computador e os servidores criptografados e, portanto, os dados são seguros. Tudo isto é um bom certificado de segurança para todos aqueles que depositam a confiança na sua loja online.

O principal objetivo é conseguir que, ao seu cliente, não seja exigido qualquer esforço para fazer o pagamento através da sua loja online. Para isso, é vital oferecer diferentes métodos pagamento para se adequar a todos e a cada um dos visitantes do seu negócio online: cartão de crédito, de débito, PayPal, contra reembolso… Com isso conseguirá acolher um maior leque de consumidores, selecionando-os por métodos de pagamento.

A importância dos selos de qualidade e certificados de segurança numa loja online

A segurança é um dos principais critérios a ter em conta na hora de escolher entre duas lojas online, segundo o último estudo elaborado pela Trusted Shops, empresa especializada em certificação de lojas online, tal como a importância da obtenção de um selo de qualidade online é também um dos principais fatores de relevo. É muito importante que o cliente tenha presente quem lhe oferece os produtos ou serviços que deseja.

O principal perigo para o comércio eletrónico é a ignorância a respeito da segurança. Desta forma, é muito importante que tenha as suas próprias políticas de segurança e proteção de dados e que estas sejam visíveis e acessíveis. O consumidor terá sempre de receber respostas imediatas por parte da loja online. Para que isso seja possível, a informação de contacto deve ser visível para todos.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce