Marketing e Negócio

Como estabelecer preços para os produtos da sua loja online

Os preços são um dos impulsionadores que mais pressão exercem sobre a decisão de compra de um consumidor. Um bom preço resultará sempre em atração para o comprador, contudo, no momento de definir preços para os produtos da sua loja online irá, por certo, deparar-se com agumas dúvidas, visto existirem diferentes aspetos a ter em conta.

Estabelecer um preço competitivo no mercado que gere benefícios suficientes para manter e fazer crescer a empresa requer bastante tempo para cálculos. Não se esqueça que o objetivo final será sempre a rentabilidade.

Defina os preços

Na hora de os definir, o primeiro passo consistirá sempre em calcular qual o custo total do produto. Se é o produtor do mesmo, calcule em quanto lhe fica todo o material e mão de obra de cada produto, contudo, se é um retalhista, o custo total do produto será o valor que paga ao grossista a quem adquire os produtos.

Um dos métodos mais tradicionais aconselha a soma de 40 a 50% ao preço base do produto, estabelecendo assim o preço final do mesmo. Contudo, em e-commerce, é comum a utilização do método de Keynestone que consiste na soma de um valor ao preço de custo do produto. Por exemplo, se comprou um caderno por 3€, coloque-o à venda por 6€.

Chegado a este ponto, há que pensar também nos preços psicológicos. Aqueles que, de forma inconsciente, o comprador prefere por parecer “mais baixo”. Se tem a opção de arredondar os seus preços de modo a terminar em 9.

À medida que determina qual é o volume de vendas habitual na sua loja online, poderá ir adaptando o preço dos seus produtos de modo a ser mais competitivo. Além disso, deverá ter sempre em conta as possíveis perdas resultantes de devoluções ou produtos extraviados

Utilize os descontos

Em diversas ocasiões, é muito difícil utilizar cupões de desconto para levar o utilizador a finalizar as compras ou a conseguir que volte a comprar enviando, por exemplo, um e-mail com um código exclusivo para um produto que compra assiduamente.

Também poderá estabelecer uma categoria de promoções nas quais possa incluir os produtos que, por qualquer motivo, possuem já um desconto ou criar mesmo uma zona outlet.

Para retirar o máximo de rendimento das campanhas que incluem descontos é importante pensar antes de definir o preço do produto, que margem possui para descontos que queira realizar em ocasiões especiais com o objetivo de aumentar as vendas do produto.

O que fazer com as despesas de envio?

No momento de determinar o preço de um produto nas lojas físicas, há apenas que pensar no próprio produto, contudo, no que diz respeito às lojas online, é importante pensar também na estratégia que se pretende seguir no que toca aos gastos com envios.

Se decidiu incluir envios gratuitos para todos os pedidos, deverá calcular que preço deve ter o seu produto e se no mesmo se insere o custo do envio. Se decidir que o envio é gratuito a partir de um determinado valor, terá igualmente de calcular qual é o seu preço médio para decidir a partir de que preço o envio é considerado oferta.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce