RECURSOS

Como escolher as keywords mais relevantes para o seu website?

As palavras chave são os elementos principais nos quais o Google se fixa para determinar o tema de um conteúdo, assim como para mostrar os resultados mais relevantes face às buscas dos utilizadores. Por isso mesmo, é fundamental selecionar corretamente as keywords mais importantes para o e-commerce da sua página.

Estudo de palavras chave (Keyword Research): trata-se de uma estratégia imprescindível nos primórdios de um projeto web, de forma a determinar em torno de que palavras os utilizadores fazem a sua pesquisa, no que respeita o foco do seu negócio.

Assim sendo, o principal objetivo de estudar as keywords é  identificar todas as palavras relevantes para o posicionamento de uma página web.

Desta forma, poderá:

  • Publicar conteúdo que responda da forma mais assertiva às necessidades do utilizador e à sua linguagem;
  • Identificar novos nichos de mercado. Como? Muito simples! Vamos supor que o seu negócio consiste num serviço de Catering para eventos e de momento só fornece para casamentos. Ao estudar as palavras chave mais relevantes, pode detetar que a keyword “Catering para Comunhões” tem um elevado volume de busca. Neste caso, o mais recomendado seria implementar este novo serviço e explorar esta temática.

Como já mencionámos anteriormente, é crucial levar a cabo um estudo de keywords no inicio de um projeto, ainda que o ideal seja considerar as palavras chave ao definir a arquitetura de um website (URL’s, secções, caterogorias, etc.). Portanto, é mais simples implementá-las do zero, do que modificar o website mais tarde (ainda que possa sempre atualizá-lo de acordo com as tendências de busca).

Seleção de keywords: para esta etapa, a primeira coisa que precisa é uma ferramenta como o Google Keyword Planner, no qual basta introduzir as palavras chave relacionadas com a temática do seu negócio. Esta ferramenta indicará o volume de pesquisas mensal de cada keyword, mas também recomendará outras palavras relacionadas com o seu core business.

Este passo é fundamental, uma vez que permite descobrir o léxico exato que o utilizador procura adjacente ao tema de referência. Por exemplo, pode acontecer que a sua keyword principal até ao momento seja “alimentação saudável”, mas que descubra que as pessoas pesquisam com mais frequência “nutrição saudável”.

Não é recomendável que selecione palavras chave demasiado genéricas, mas sim que opte pelas designadas “long tail keywords”. Estas últimas são palavras chave formadas por vários termos, como por exemplo, “sapatos brancos para correr”. Para uma loja online de produtos desportivos seria mais vantajoso e efetivo escolher a segunda keyword mencionada e não a genérica “sapatos”. A razão que sustenta este fenómeno é que embora o volume de pesquisa da primeira seja muito superior, face à “long tail keyword”, a concorrência também será. Quanto mais específica for uma keyword, menor será o custo de posicionamento na mesma, já que existirão menos páginas a oferecer esse preciso produto ou serviço e neste sentido que compitam no seu posicionamento em SEO.

Outra forma interessante de identificar keywords relacionadas, utilizadas pelos potenciais clientes, é através do Google. Ao introduzir uma palavra chave, no final da página verá que surgem buscas relacionadas com esta.

Por último, não se esqueça de atualizar regularmente o estudo das palavras chave, uma vez que o volume de pesquisa se altera ao longo to tempo, assim como algumas keywords desvanecem e outras novas se erguem.

Como pode verificar, a seleção de palavras chave é fundamental para a estratégia de posicionamento da sua loja online. Agora que já sabe como descobrir os termos de pesquisa mais relevantes para o seu utilizador e como tal, identificar as keywords mais rentáveis para o seu negócio ponha mãos à obra e utilize-as no seu website! Desta forma, poderá otimizar os conteúdos e melhorar o SEO da sua loja online.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce