Sin categoría Tecnologia e Inovação

Como deve apresentar os produtos na sua loja online?

Hoje vamos falar sobre produto! No final, o sucesso da sua loja online depende não só do marketing, features e experiência do utilizador, mas dos próprios produtos e da forma como os apresenta na sua página.

Por isso mesmo, queremos abordar as questões que conferem credibilidade à sua loja online de forma a gerar vendas. Se existir desconfiança por parte dos visitantes do seu website e estes suspeitarem que o produto não corresponde àquilo que aparenta ser, ou que o seu website não é fidedigno, obviamente se sentirão efeitos negativos nas vendas.

Mas então como pode evitar este fenómeno? Os especialistas acreditam que ao conceder o máximo de informação e transparência possível aos seus produtos, os clientes vão responder de uma forma mais aberta e favorável à compra.

Comece por elaborar uma descrição exaustiva de cada item à venda. Neste caso, quando nos referimos a descrição, não nos cingimos àquilo que o próprio administrador do website apresenta sobre o produto. É mais do que isso. É sobre disponibilizar ao utilizador imagens fidedignas, permitir comentários, reviews e demonstrações.

Mas vamos por partes. Começamos por descrever os aspetos a considerar no que toca à imagem.

Antes de mais uma imagem não basta. A menos que o cliente já conheça muito bem o produto, dificilmente vai avançar com a compra observando apenas uma imagem. O que o cliente pretende é visualizar o produto de vários ângulos e compreender os detalhes do mesmo.

As imagens devem estar bem iluminadas e ser muito diretas ao assunto, expostas contra um fundo neutro por exemplo. Ao usar e abusar de adereços e extras, corre o risco de tirar o foco do mais importante.

Avançando agora para a usabilidade do produto. É crucial que o produto, para além das imagens de apresentação, seja também exibido a ser usado. Isto porque os potenciais clientes querem ver como este assenta no corpo, no caso da roupa, e como se utiliza, nos restantes casos.

Também é importante revelar todas as variações de cor disponíveis e adereços adicionais, uma vez que uma nota a explicar este fenómeno pode passar despercebida.

No que toca à descrição, devem ser efetudas duas abordagens diferentes e coordenadas da melhor forma possível. A primeira é aspiracional. Num descurso interessante e adjetivado, explique ao consumidor por que razão ele precisa do seu produto. A segunda é técnica, streight to the point. Indique as características técnicas do produto, quer sejam elas dimensões, capacidades, funcionalidades ou mais valias.

De seguida, avançamos para a habilitação de comentários e reviews. Estes são fundamentais porque partem de pessoas que à partida não têm interesse em vender o produto e grande parte dos potenciais clientes vão fundamentar a sua opinião na experiência de outros utilizadores e não na descrição aspiracional ou técnica da pessoa responsável pela página, por mais sincero e realista que este seja. Obviamente cada um constrói a sua opinião pessoal sobre determinado objeto, mas através da opinião geral sobre o produto é possível gerar uma ideia fidedigna.

Estes comentários e reviews também são importantes para quem gere a página, já que oferecem insights preciosos sobre os produtos a venda e podem servir de base para alterações ou melhorias que vão mais ao encontro das necessidades do target e consequentemente o aumento das vendas.

Em suma, tenha em atenção todos os fatores referidos neste artigo no que toca à exposição de produtos na sua loja online. Manipulando estes pontos da forma mais favorável e tendo em consideração as outras questões inicialmente mencionadas, conseguirá passar uma imagem de confiança que incentiva à compra.

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce