Tecnologia e Inovação

Como desenvolver uma estratégia de conteúdos para gerar mais tráfego no seu site?

Para aumentar o número de visitas ao seu site é muito importante desenvolver uma boa estratégia de conteúdos. Neste artigo, mostramos-lhe como desenvolver e planear uma estratégia de conteúdos a longo prazo, de modo a gerar mais tráfego e, consequentemente, conseguir um aumento de vendas.

Crie conteúdo relevante: uma vez eleito o tipo de conteúdo a criar para despertar o interesse do seu público alvo, é importante que se centre em proporcionar conteúdo de qualidade, que seja realmente relevante e que acrescente valor ao utilizador. Recomendamos-lhe que, no momento de selecionar um tema, tenha sempre em conta quais são as tendências do momento.  Inspire-se nos trending topics do Twitter ou aprofunde  um pouco mais a sua pesquisa utilizando a ferramenta Google Trends.

Combine Canais: tal como dito anteriormente, não só necessita de selecionar que tipo de conteúdo irá criar, como também que canais irá escolher para o distribuir.  O ideal, será combinar diversos canais: depois de realizar uma publicação no seu blog, dinamize-a através dos seus perfis nas redes sociais, alcançando o maior número de utilizadores possível.

Agende as suas publicações: É importante criar conteúdo constantemente, tanto para a Google, que o utiliza como critério para estabelecer o ranking dos seus resultados, como para o utilizador, que consegue fidelizar-se, visitando o seu site de forma regular, irá aperceber-se das novidades que insere periodicamente. Para se prevenir de complicações de última hora, agende os seus posts. Assim, poderá pensá-los com maior antecedência e não depender tanto da sua inspiração momentânea. Tenha em conta datas importantes para o seu negócio e crie conteúdo em torno das mesmas.

Cuide do conteúdo… mas da forma também! Tenha em conta se o design está de acordo com o pretendido. Este, é um elemento fundamental para o sucesso dos seus conteúdos. Utilize aplicações como o Canva, o Piktochart ou o Powtoon. Estas, podem ser utilizadas de forma totalmente gratuita e são bastante simples de utiizar, permitindo a criação de conteúdos apelativos em diversos formatos. Ao selecionar o design, tenha em mente a questão da UX (user experience), para que a sua loja online proporcione a melhor experiência possível a todos aqueles que a visitarem.

Não descure o SEO: recorde-se que o seu site não será apresentado apenas ao utilizador final mas também à Google. De nada lhe servirá escrever bons artigos se os mesmos não surgem nos ecrãs do seu target. De um ponto de vista de SEO, é fundamental respeitar uma extensão mínima de entre 300 a 500 palavras por artigo, caso contrário, a Google interpretará o seu texto como demasiado pobre, apresentando outros artigos antes do seu.

Analise os seus resultados: para se assegurar que a sua estratégia está a cumprir os objetivos definidos, tenha em conta quais os conteúdos que resultam melhor e aposte neles. Observe particularmente métricas oriundas do Google Analytics como o número de visitas, o tempo de permanência na página, a taxa de rejeição e todas as outras conversões. A analise destes dados é fundamental para ajustar a sua estratégia de conteúdos a fim de aumentar as suas vendas.

Estas são algumas das principais peças chave a ter em conta para desenvolver uma boa estratégia de conteúdos. Conteúdo interessante, relevante, que acrescente valor e possua um design apelativo, SEO aprimorado e um acompanhamento permanente da sua parte é tudo o que necessita para ir mais além graças aos seus conteúdos.

 

Aqui encontra os melhores conteúdos para o seu e-commerce